O Google privilegia sites rápidos

Para nós, desenvolvedores de sites, o Google é um herói.

É claro, sabemos que o Google é uma grande empresa, que tem acionistas a agradar e precisa gerar lucro.

Mas, eu posso dizer, sem medo de errar, que o Google é um dos grandes responsáveis pela evolução da web nos últimos dez anos.

Afinal, foi o Google Chrome o responsável por fazer as pessoas abandonarem o Internet Explorer, um navegador antigo e cheio de defeitos.

Assim como foi o Google, com a plataforma Android, que democratizou o acesso a smartphones.

Da mesma forma, foi o buscador que fez o mercado realmente acordar para a qualidade dos sites mobile, ao privilegiar nas buscas os sites que funcionam bem em celulares.

Além disso, mais recentemente, a empresa da califórnia foi a principal responsável por dois grandes movimentos que tornaram os sites da web muito melhor:

O primeiro foi a forma como o buscador passou a privilegiar sites com HTTPS (aquele cadeadinho de segurança, sabe?).

E o segundo, maior, é a forma como o Google tem incentivado as iniciativas de redução de tempo de carregamento dos sites

Desde privilegiar nos resultados de busca sites que carregam rápido até desenvolver ferramentas para avaliação de performance e desenvolvimento de sites rápidos.

Site precisa ser rápido

O fato é que o mercado acordou para a realidade de que ninguém gosta de esperar.

Porque o concorrente está a um clique de distância e site lento tem impacto direto: aumenta taxa de rejeição e diminui conversão.

Porém, o problema é que o assunto é muito técnico. 

Nesses anos desenvolvendo sites tenho visto clientes e amigos passando pelo mesmo problema: parece difícil avaliar a performance de carregamento de um site.

E mais difícil ainda é conversar com um time de desenvolvimento sobre isso.

Executivos de marketing, de TI, gerentes de projeto, empreendedores; pessoas de diversos perfis hoje precisam conversar com times de desenvolvimento, requisitar sites de alta performance e avaliar o que foi feito.

Mas, os desenvolvedores parecem falar “informatiquês” e, às vezes, fica bem difícil saber se as coisas estão no caminho certo.

Curso rápido de performance e navegação instantânea para “não programadores”

Foi por isso que preparei o curso “Navegação Instantânea”

Trata-se de um curso rápido, de apenas três aulas, para que pessoas que não sabem programar conheçam os fundamentos de tempo de carregamento, as principais ferramentas para avaliação e técnicas usadas para otimização

A ideia é que você saiba exatamente o que pedir dos desenvolvedores e como avaliar os resultados.

Então, já na primeira aula vou mostrar tudo o que você precisa saber para avaliar um site de conteúdo (institucional, catálogo de produtos, portal de conteúdo, blog etc).

Como resultado, você vai ver que ferramentas usar, que testes realizar, como avaliar os resultados e o que pedir de seus desenvolvedores.

E essa primeira aula é gratuita!

Na segunda aula vou falar sobre servidores, backend e CDNs

Assim você vai ver que testes pedir ao seu time de desenvolvimento para se assegurar de que o site vai suportar momentos de pico de acessos e como ajudá-los a descobrir se os problemas de lentidão são causados pela aplicação ou pela infraestrutura. 

Vamos também estudar CDNs e você vai entender, de uma vez por todas, como funcionam os diversos tipos de cache e como definir políticas de caching.

E por fim, na última aula, vamos falar de PWA.

Você vai entender os conceitos básicos de PWAs, os recursos que estão disponíveis e para que serve cada um.

E, também, sobre navegação instantânea e navegação offline e como definir políticas de funcionamento offline para sua aplicação web.

O site da Visie possui navegação instantânea e performance impecável! 

Somos apaixonados por esse assunto. Nosso site tem 100 pontos no PageSpeed Insights:

E no relatório da Lighthouse:

Já desenvolvemos sites de altíssima performance para dezenas de grandes empresas!

Algumas delas são: Microsoft, Endeavor, Brastemp, IBGE, Governo do Estado de São Paulo, Governo do Estado do Ceará e várias outras; sites com grande volume de conteúdo e acessos. 

Também já ensinamos milhares de programadores, em dezenas de empresas, a desenvolver aplicações web de alta performance.

Não perca tempo, inscreva-se no curso sobre navegação instantânea!

Muita gente acha que ter 100 pontos no Page Speed ou Lighthouse é impossível. Mas, na verdade, é só o começo.

Ou seja, seu site pode ser ainda mais rápido que isso.

A primeira aula, como disse acima, é grátis. Para ver a agenda, preço das outras aulas e garantir sua vaga:

Clique aqui!