Você já passou por situações em que surgiram bugs no software que você desenvolveu, mesmo depois de consertar o defeito? Como você costuma fazer para evitar que esses bugs aconteçam? Assista ao vídeo abaixo e veja qual a melhor forma de testar o software para evitar esse tipo de problema:

Bugs nos Softwares

Todo software precisa passar por uma série de testes antes de ser entregue, pois cada alteração feita impacta em diversas partes do sistema e um detalhe já pode ser responsável por certos defeitos. É muito comum quebrar alguma coisa que estava funcionando, ou o programador consertar algum defeito e por uma confusão de versões, por exemplo, o defeito voltar.

Mas embora os testes sejam fundamentais para a entrega de um software com bom funcionamento, é inviável fazer isso manualmente. Para cada alteração ou campo novo criado no software, uma meia dúzia de novos testes precisam ser aplicados. Considerando que as alterações são inúmeras, torna-se desumano fazer uma pessoa testar tudo. Sem contar que as chances de erros são enormes, o que quer dizer que testando de forma manual, você dificilmente conseguirá obter um bom resultado.

Utilize Testes Automatizados

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é automatizar esses testes. Ao deixar um robô testando todas as possibilidades de acesso e verificando se há falhas no processo, além de ganhar tempo, você garante uma revisão completa do seu software e a qualidade do serviço oferecido ao seu cliente.

Se você ainda não tinha considerado a possibilidade de utilizar testes automatizados em seus softwares, assista a esse vídeo e busque mais informações sobre o assunto. Você vai ver o quanto facilitará o seu trabalho e aumentará a qualidade do software que você oferece.

POR QUE TESTES AUTOMATIZADOS?

Por Joana Kerr