Continuando nossa série de assunto sobre Design, hoje vamos seguir testando o design no mundo real. Você conhece o teste A/B? É uma prática de mercado que não há muito segredo. Mas o problema do processo é a burocratização. Então descubra como tornar isso simples para facilitar sua vida no Design!

Testando o Design: O que são os testes A/B?

O que é? Testes A/B são simplesmente um experimento de marketing que divide o tráfego de uma página em duas versões diferentes a fim de definir qual traz mais resultados.

Mas como fazer? Você cria duas versões de uma mesma página, sendo a segunda aplicada com exatamente a mudança que você quer testar. Desde uma imagem, botão, conteúdo, o que for preciso.

Por que fazer? Porque aplicando o teste você conseguirá ver a reação do seu público sobre aquilo que antes era apenas uma hipótese. Portanto, é uma forma de mostrar sua ideia para uma parte do seu público e observar a reação deles.

Simplificando estes testes

Não deixe para fazer o teste A/B quando algo já estiver no ar. Faça o teste A/B com um mockup de um único produto ou categoria. Por isso, se você quer testar uma tela de produto e você já tem a mesma programada, não invista semanas produzindo uma tela nova. Pegue um produto com grande tráfego e produza uma tela estática deste único produto.

Isso tudo serve para que você possa aprender sempre e melhorar a experiência do usuário sabendo exatamente qual seria a melhor opção de tela para ele!

Portanto, simplifique a condução do teste A/B e aproveite bem os seus benefícios, testando o design de maneira funcional, com a certeza de que as melhorias darão resultado.

QUER SABER MAIS UM JEITO DE SIMPLIFICAR ESTE PROCESSO? Assista ao vídeo abaixo:

Por Beatriz Paradela