Tendências Tecnológicas

Tendências Tecnológicas

Estamos vivendo em uma época de constantes mudanças, por isso é imprescindível que você se mantenha atualizado para acompanhar as tendências tecnológicas e, assim, faça bom uso dos recursos que estão sendo criados.

Pesquisas feitas pelo Japão e Coreia do Sul

O Japão e a Coreia do Sul costumam fazer pesquisas e gerar relatórios gratuitos sobre tecnologia, que ficam disponíveis para todos na internet e, muitas vezes, ditam as novas tendências tecnológicas. Esses relatórios mencionam, por exemplo, a TV 4K e a TV Curva, que possuem resolução quatro vezes maior que a TV Full HD e que atualmente são produtos pouco acessíveis, mas já estão sendo feitos estudos para baratear e popularizar a tecnologia.

Pesquisas feitas pelo Gartner Group

Existem também as pesquisas e relatórios divulgadas pelo Gartner Group, uma grande empresa Americana que entrevista empresas do mundo inteiro para saber onde pretendem investir seu dinheiro nos próximos anos. Muitas dessas pesquisas são gratuitas e possibilitam que você identifique as tendências do mercado para os próximos anos.

Nas pesquisas da Gartner são mencionadas as próximas impressoras 3D, que utilizarão uma tecnologia diferenciada e conseguirão imprimir produtos como concreto para construção de casas; órgãos humanos para uso em transplantes; alimentos; entre outros tipos.

Outra área que tem crescido bastante é a da internet das coisas. A tendência é que as empresas passem a investir cada vez mais em “wearable devices” (dispositivos vestíveis), que conversam com o smartphone do consumidor, e sensores para os objetos, possibilitando, por exemplo, que geladeiras identifiquem os produtos faltantes e sinalizem a necessidade de reposição. Outra tendência, que já tem projeto-piloto no Brasil, é a substituição dos tradicionais códigos de barras pelo QR Code, um código bidimensional que pode ser escaneado através da câmera do celular e convertido em texto interativo (um endereço de internet, um número de telefone, uma localização, um e-mail, etc). Com o uso do QR Code nos supermercados, não será necessário mais passar a compra pelo caixa, pois o registro da compra será feito no momento que o consumidor retirar o produto da gôndola.

Além disso, temos nesses relatórios algo chamado “tudo baseado em software”, que possibilita que equipamentos como firewalls e roteadores tenham novas funcionalidades e passem por atualizações, assim como acontece com os smartphones atualmente; há também a inteligência artificial, que tende a cada vez mais usar robôs para aumentar a produtividade e inovação em empresas; e os APPs, que vêm se desenvolvendo a cada dia para smartphones e tablets.

Saiba quais são as novas tendências tecnológicas

Frequentemente surgem novas linguagens, tornando tecnologias criadas há poucos anos ultrapassadas e, às vezes, até extintas. Essas novidades vieram para facilitar (e muito) a vida das pessoas e abrir portas para aqueles que sabem como aproveitar seus recursos. Portanto, independentemente de qual seja a sua área de especialização, você, que trabalha com tecnologia, precisa se atualizar constantemente para não se tornar um profissional defasado.

2 comentários sobre “Tendências Tecnológicas”

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *