SSH no Windows? É isso mesmo! Agora a Microsoft está disponibilizando automaticamente este programinha de gerenciamento de dentro do Windows, sem precisar instalar outros softwares.

Para quem trabalha com servidores Linux, ter uma ferramenta desta à mão é sempre muito útil!

O que é SSH?

SSH (secure shell) é uma tecnologia imprescindível pra quem administra remotamente servidores baseados em Unix (como os servidores Linux). É um protocolo que permite você acessar virtualmente o servidor como se estivesse em um terminal. Portanto, SSH é como se fosse um computador controlando outro.

Uma das vantagens deste protocolo é a segurança, pois toda transmissão de dados no SSH é criptografada. Isso é importante, porque, muitas vezes, você precisa transmitir senhas para acessar sistemas e programas, e com SSH os riscos de alguém “bisbilhotar” o que você está fazendo é virtualmente ZERO.

 

A Novidade: SSH no Windows?

Muito utilizado para acessar servidores remotos, o SSH é comum em sistemas operacionais baseados em Unix e por isso nunca teve um bom suporte no Windows. Porém, agora a Microsoft está colocando o OpenSSH como um cliente nativo do Windows 10!

No Windows 10, um cliente nativo de SSH não precisa instalar o PuTTY, que é a ferramenta mais conhecida na plataforma da Microsoft.

Passo a Passo: Ativando o OpenSSH

Veja, no passo a passo a seguir, como ativar o suporte a cliente e servidor OpenSSH no Windows 10. Lembrando que a ferramenta só está disponível para usuários da versão Fall Creators Update, que foi lançada em outubro.

Passo 1: Acesse as configurações do Windows 10 e clique em “Aplicativos”;

Passo 2: Depois, clique em “Gerenciar recursos opcionais”;

Passo 3: Em seguida, clique em “Adicionar um recurso”;

Passo 4: Role a tela até o fim para encontrar o item “OpenSSH Client”. Clique sobre ele e, por fim, clique em “Instalar”;

Passo 5: De forma semelhante, você também pode ativar o servidor OpenSSH.

Pronto! Após ativar o OpenSSH, você pode usar os comandos do SSH no Prompt de Comandos do Windows 10!

O Que a Visie Ensina Sobre SSH

A Visie, no canal para programadores, fala bastante sobre este protocolo muito útil na vida do programador! Temos vídeos sobre Segurança, que ensinam como tornar um processo que já é seguro em mais seguro ainda; Chave Públicaonde você verá como colocar sua chave pública em um servidor para poder acessar arquivos sem precisar de senha; e Par de Chaves SSH, que explica diferença entre chave privada e chave pública.

Acesse nosso canal e fique por dentro de vários assuntos do mundo dos códigos!