Programar também é se divertir! Hoje você conhecerá três softwares que, além de serem legais, podem lhe ajudar no conceito de Pipes, que usamos o tempo todo. Assista ao vídeo e entenda mais sobre cada um desses softwares:


 

Os Softwares Divertidos e a Programação

 
Muita gente acha que programar é só digitar códigos infinitamente na frente de um computador. Mas programar vai muito além disso! Quem trabalha com programação é porque gosta do que faz, mas todo trabalho tem sua parte difícil. Por isso resolvemos mostrar para você três softwares que são divertidos, porém funcionais, para tornar o trabalho mais leve e até mesmo engraçado. Veja a seguir quais são eles:
 

Fortune

 
O primeiro deles é o Fortune, um software superinteressante e divertido que pode ser usado para aprendizado! Este possui vários pacotes que você pode instalar, com citações de vários temas como humor, piadas e até dicas de Linux, que foi o que utilizamos no vídeo.

Estes são os pacotes de citações para instalação:


 

Cowsay

 
Este software permite que, após digitar algo e dar CTRL + D, apareça uma vaquinha falante configurável na tela.

E, por ser configurável, podem ser feitos vários modelos de personagem:


 

Lolcat

 
Com este software é possível deixar seu trabalho muito mais colorido e divertido de mexer no código! E conforme mexe na frequência, é possível aumentar a coloração:


 

Utilizando o Pipe

 
Quando usamos o Pipe e “juntamos os softwares”, é possível deixar mais legal ainda!

fortune | cowsay | lolcat:

Trabalhamos com Pipes o tempo todo. Se você fez o treinamento gratuito de Linux, você com certeza deve ter visto este conceito e como ele funciona. Se ainda não viu, acesse o link do curso “Introdução ao terminal do Linux para programadores” e aprenda tudo que um programador recém-chegado no Linux precisa saber!
 
 
QUERO FAZER O CURSO GRÁTIS DE TERMINAL DO LINUX
 
 
Por Beatriz Paradela