Um amigo me perguntou por e-mail: Já há um tempo muitas empresas entregam sites de boa qualidade usando templates prontos, qual é sua visão disso?

Muito bem, minha resposta: acho fantástico.

Nós atendemos algumas dezenas de multinacionais e um bocado de empresas de pequeno porte. Claro, não vou fazer para uma marca multinacional, que investe milhões em branding, um site a partir de templates prontos. Se você tem experiência com esse porte de cliente, sabe que não tem o menor cabimento sequer sugerir algo assim. Mas, para o pequeno empreendedor, principalmente o que está começando, talvez faça todo o sentido. Em muito casos é a melhor solução. Depende da estratégia escolhida pelo cliente.

Se você atende clientes de maior porte, por favor, entenda a estratégia de seu cliente. O que ele pretende com seu site e como isso se encaixa em toda sua estratégia de marketing?

Se você atende pequenos empreendedores, por favor, não deixe seu cliente construir um site sem primeiro criar uma estratégia. Se ele não sabe o que exatamente o que quer com o site: o público alvo que ele quer atingir, a mensagem que ele quer passar e a conversão que os clientes dele devem fazer, não há ferramenta que vá atendê-lo. Mas se você tiver essas resposta, será bem mais fácil avaliar os custos, vantagens e desvantagens de cada abordagem tática de projeto. Talvez você mesmo se convença de que para esse cliente o melhor seja, no momento, ter um site baratinho, baseado em templates prontos, e que você possa publicar rápido.

Cuidado com a qualidade quando se constrói um site com templates prontos

Site baseado em templates prontos significa que o site não terá um layout exclusivo, mas não significa que este site será ruim. Dê uma olhada, por exemplo, nos temas do Theme Forest. Tem uns muito, muito bons. Trate o projeto com templates prontos com o mesmo carinho do template exclusivo. Prefira sempre templates prontos que permitam customização de cores, fontes e formatos, desde que façam isso bem (tem uns que ficam verdadeiros Frankensteins).

Modifique o tema onde for necessário, para que a estrutura de navegação se adeque à necessidade do cliente. Traduza tudo, não deixe na tela os textos “search”, “next” ou “previous”. E de jeito nenhum deixe aquelas imagens genéricas de modelos americanos sorrindo em salas de reunião envidraçadas.

E, se você sentir que não existe um template pronto que possa ser ajustado para atender às necessidades de seu cliente, talvez esse seja um caso de projeto em que templates prontos não servem.