Você já parou para analisar se seu site é seguro? Poucas pessoas realmente conhecem a importância e o peso desse fator para o negócio.

Porém, a falta de segurança pode ser mais prejudicial do que parece, levando à vulnerabilidade da sua página pondo em risco informações e dados importantes dos usuários que se cadastraram em seu site, seja para uma compra ou apenas para entrar em contato e receber algum material.

Mas, muitos ainda se perguntam: “como saber se meu site é seguro?”. Por isso, aí vão algumas dicas sobre o assunto para você. Continue lendo o artigo e confira!

Os riscos de um site sem segurança

Existem diversos riscos que um site sem segurança pode oferecer ao usuário. Vamos a um exemplo:

Alguma vez você já passou pela situação de querer comprar algo em uma página que exigia dados do cartão, e então recebeu aviso de que aquela operação não era segura? 

Já foi prejudicado por algo do tipo?

Sites inseguros podem comprometer a privacidade do usuário e a imagem da empresa.

Os riscos são, primeiramente, a perda de dados pessoais de usuários, exposição de dados sigilosos, senhas, e baixo ranqueamento no Google.

O que é ruim para qualquer negócio, pois a partir do momento que se perde a credibilidade com o cliente, o imagem da marca é comprometida e dificilmente recuperada.

Como ter um site seguro

Para te dizer o que fazer com propriedade, fomos falar com dois ótimos programadores que temos aqui na empresa: o Ivan e o Ederson!

Veja a seguir algumas dicas que eles deram:

Ivan – Programador full stack Sênior

“Muitas vezes os proprietários de um site o encaram como um produto sólido e definitivo como uma casa ou um carro. Entretanto não devemos encará-lo dessa maneira, um site é um organismo vivo que interage com o ambiente ao seu redor e precisa evoluir constantemente.
Não existem sites 100% seguros, mas sim existem sites 100% precavidos que estão de olho no ambiente ao seu redor e tomando as medidas necessárias para se manterem seguros. Atualizar as tecnologias utilizadas em seu site, monitorar os acessos de usuários administradores junto com uma boa política de manutenção e senhas são os primeiros passos para se manter precavido.”   

Ederson – Programador back-end Sênior

“- Instalar certificado SSL no(s) servidor(es);
– Manter o software do(s) servidor(es) atualizado;
– Se manter informado sobre as novidades da tecnologia que você utiliza;
– Submeter periodicamente seu site ou sistema a ferramentas ou serviços de verificação de falhas conhecidas.”

A importância de um site seguro

Um site seguro passa confiança para quem está acessando, protege informações sigilosas, dá credibilidade ao negócio, e ainda evita dores de cabeça futuras e problemas com usuários!

Além disso, o Google privilegia sites que são seguros por oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Ou seja, vai melhorar a posição da página no maior mecanismo de busca atualmente.

Com isso, seu site acaba subindo no ranqueamento. Consequentemente, ele será mais acessado, o que pode converter em vendas.

Portanto, para ter vantagens no ranqueamento não basta ter um certificado SSL, mas sim um conjunto de ações para tornar isso válido e acessível, como disseram nossos super programadores!

Tenha um site seguro

Se você deseja cuidar da segurança do seu site, nós podemos te ajudar!

Clique aqui e confira nossos serviços para que seu site seja o melhor.

Não perca mais tempo, tenha um site seguro!  

Por Beatriz Paradela