Qual a hospedagem ideal para o meu site?

Qual a hospedagem ideal para o meu site

Se você almeja obter bons resultados com o seu negócio na internet e busca um serviço de hospedagem que lhe proporcione o desempenho esperado, fique atento às opções do mercado para encontrar um serviço que se encaixe ao perfil da sua empresa e ao seu objetivo com o negócio.

Considere o número de acessos ao site, a quantidade de downloads, se tem estrutura de e-commerce, entre outros fatores que interfiram diretamente em sua performance. Veja também se o espaço de armazenamento em disco é suficiente para o seu perfil de site, verifique a velocidade de transferência de dados e se o provedor de hospedagem disponibiliza suporte técnico acessível, especialmente se você não tiver uma pessoa de TI em sua empresa. Essas questões são importantes porque existem diferentes tipos de hospedagem, com características que podem ou não se encaixar às necessidades da sua empresa.

Tipos de hospedagem

Sites de empresas pequenas, por exemplo, funcionam bem com a hospedagem compartilhada, que é aquela em que várias empresas compartilham um único servidor, utilizam o mesmo espaço em disco e dividem seus recursos. Essa é uma boa opção para quem recebe um número menor de visitantes por mês, pois permite uma redução de custos.

Também são muito utilizadas as hospedagens dedicada e VPS. A dedicada mantém o site instalado em um servidor exclusivo, possibilitando certa flexibilidade na escolha do sistema operacional e instalação de aplicativos. A VPS utiliza uma tecnologia que permite que um servidor físico crie vários servidores virtuais, permitindo uma personalização por um custo menor que o da hospedagem dedicada.

Os sites com maior tráfego precisam de uma opção com mais recursos e flexibilidade, possibilitando uma hospedagem sob medida para suportar os picos de acesso em determinados horários e reduzir os custos nos horários com menos visitantes. Para estes, a melhor opção é o cloud computing (computação em nuvem), muito utilizada nos sites desenvolvidos pela Visie, que possibilita o armazenamento das informações de maneira virtual (sem a necessidade de um computador que detenha todos os dados) e disponibiliza, entre outros, o recurso da escalabilidade dinâmica.

A Amazon, por exemplo, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, utiliza recursos do cloud computing como o Simple Storage Solution (S3) para armazenar dados e o Elastic Compute Cloud (EC2) para escalonar a capacidade do servidor rapidamente, permitindo que seja pago apenas o que for realmente utilizado.

O fato é que esses critérios são realmente muito técnicos e trata-se de uma decisão importante para o funcionamento adequado do seu site, portanto o ideal é você contar com a ajuda do seu desenvolvedor para verificar o tipo de hospedagem que se encaixa melhor ao perfil do seu site.

2 comentários sobre “Qual a hospedagem ideal para o meu site?”

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *