Se você quer saber que tipo de software usar em seus projetos e que fatores levar em conta, este artigo é para você. Continue lendo e veja porque você deveria considerar open source e porque essa é uma boa alternativa para o negócio!

O mundo open source 

Como já deve saber, open source é um termo em inglês que significa código aberto. Isto é, um código-fonte de um software que pode ser adaptado para diferentes fins.

Por ser um tipo de ferramenta que não possui custo de licença, um software open source possibilita um maior investimento em serviços que podem agregar para a empresa, principalmente na área de TI, onde a maior parte dos gastos são com esse tipo de aquisição.

Quais os benefícios?

São muitos. Mas dentre os principais estão a facilidade de acesso (pois qualquer programador pode acessar e fazer as modificações que deseja) e a autonomia do futuro do que está desenvolvendo, uma vez que vai poder gerenciá-lo sempre. 

Assim, este modelo também apoia uma melhor colaboração dentro das empresas, fornece agilidade no desenvolvimento de novas funcionalidades ou atualizações de produtos e serviços.

Inclusive, um CMS que é open source é o WordPress, que nós da Visie utilizamos, tanto para nós, quanto para nossos clientes.

Como uma plataforma muito conhecida, diversas empresas grandes como a Globo, Forbes e CNN, por exemplo; utilizam.

O que a Visie usa

Aqui temos um conjunto de softwares que usamos para a operação interna da empresa, desde softwares para o comercial, até o gerenciamento de projetos, administrativo, financeiro e RH. Além de softwares para própria operação e desenvolvimento.

Todos que usamos estão dentro de 4 categorias:

  • Open source;
  • Licenciado (que a gente licencia);
  • SaaS (pagamento de assinatura);
  • Proprietário (desenvolvido por nós, para nossas necessidades).

Nós somos a favor de que não existam preconceitos com escolhas de softwares diferentes, você deve ter percebido. 

Até porque, optar por diferentes soluções aumenta o leque de possibilidades.

Mas então, por que, ainda assim, recomendamos o uso de softwares de código aberto? 

Se você deseja saber porque, mesmo usando outras categorias, nós o incentivamos a considerar open source, assista o vídeo abaixo:


Por Beatriz Paradela