Perfis Digigráficos: O Novo Consumidor Digital

Dizer que o mundo todo foi modificado por conta da era digital não é novidade. Portanto, vamos ao ponto principal deste artigo: apesar de ter afetado a todos, nem todos encaram essa mudança da mesma forma. Uma pesquisa realizada pela agência DM9DDB identificou 5 perfis, dentro dos perfis digigráficos, que mudaram as principais esferas da existência humana.

Como cada perfil é definido? Que tipo de relação cada perfil tem com a tecnologia? Como o mundo digital modificou a forma como as pessoas se relacionam com elas mesmas e o mundo? Leia e entenda como funciona o comportamento do novo consumidor digital!

 

 

 

 

 

 

 

Perfis Digigráficos: As 4 Esferas

 

A nova era digital redimensionou as 4 principais esferas da existência. São elas:

– Esfera do indivíduo: envolve a identidade, ego, personalidade, seu próprio eu.

– Esfera dos outros: diz respeito aos relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.

– Esfera das instituições: família, escola, empresas, governo, imprensa.

– Esfera do mundo: espaço onde vivem todas as pessoas.

Com as esferas mudadas, o uso, intenção e identificação com a tecnologia tomaram rumos completamente diferentes de acordo com cada indivíduo e dependendo do ambiente em que vive. Disso, surgiram os 5 perfis. Quais são eles?

 

Os 5 Perfis Digigráficos

 

Imersos: Estes tiveram parte da sua identidade definida a partir da tecnologia. As máquinas são fundamentais para explicar seu desenvolvimento pessoal, seu universo de relações sociais, profissionais e até mesmo afetivas, são definidas a partir da internet. Sua identidade está na esfera do indivíduo, pois, dentre todos os perfis, os imersos são os que mais tem o foco no “eu”. Possuem diversas personalidades, o ‘eu da vida real’ e o ‘eu online’, e por isso acabam se convencendo que são o conjunto dessas personalidades. Possuem a capacidade de se recriar nesse universo novo, se relacionam de forma diferente da vida real.

Ferramentados: Usam a tecnologia para agilizar suas tarefas, mas não a idolatram e não acreditam na sua dominação. Identificam não apenas até que ponto a tecnologia os ajuda, mas também o limite que devem ter em sua vida para que não sejam prejudicados.

Os ferramentados fazem parte da esfera das instituições, pois enxergam a tecnologia como ferramenta para tornar as relações possíveis, melhores e mais horizontais.

Fascinados: São modernos e tecnológicos. Computadores e hábitos da era digital são ícones da modernidade. Estão sempre atualizados dos lançamentos e consumindo novidades para se sentirem e se mostrarem antenados. Usam da tecnologia como adorno para se mostrar parte da era digital. Os fascinados pertencem à esfera dos outros por conta das novas formas de comunicação e novas possibilidades de interagir com os outros na internet.

Emparelhados: Estes consideram a tecnologia como algo fundamental para pôr em prática os projetos vida. A vida digital está no centro de seus afazeres, lazeres, relacionamentos, sentem que não conseguiriam realizar nem metade se não tivessem a internet. Eles consideram as máquinas um recurso essencial para a existência. Os emparelhados se encaixam na esfera do indivíduo. A expansão dessa esfera se dá pelo “o que eu sou mais perto do que eu tenho”, pois sua relação com as máquinas potencializam as capacidades humanas.

Evoluídos: O universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat, pois não conheceram o mundo pré digital. Estes são crianças e adolescentes que já nasceram adaptados ao mundo digital pois nasceram nele. Nada que for tecnológico é novo, mas sim parte do seu ser. Pertencem à esfera do mundo, são os que menos sofrem ao tempo e espaço pois já nasceram com o mundo funcionando nesse novo tempo. Para eles o tempo é elástico, é possível fazer tarefas simultâneas. O que é fascinante para os outros perfis, é normal e cotidiano para os evoluídos.

Será que estamos prestando a atenção nestes perfis para produzir conteúdo para o novo consumidor digital? Use a internet ao seu favor!

 

Curtiu o conteúdo deste artigo? Compartilhe nas redes sociais!

 

 

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *