Seguindo pequenas dicas sobre padrão de códigos é possível manter o moral e sentimento em relação ao código altos e, consequentemente, a qualidade dele também. Assista ao vídeo e saiba mais:


 

Siga o Padrão de Códigos da Sua Linguagem

 
Essa é a primeira dica para manter o seu sentimento em relação ao código o melhor possível: seguir o padrão de código da sua linguagem. Se você trabalha com JavaScript, existe um documento oficial de como se escreve o padrão EMCMAScript, se você trabalha com Phyton, existe a pep8, entre outras linguagens e seus documentos. Apesar de parecer burocracia, é muito útil você olhar para uma keyword e saber se aquilo é uma variável, uma classe ou um nome de método. E fazendo isso você vai colaborar com o andamento do trabalho da sua equipe.
 

Use um Padrão Consagrado

 
Seguir o padrão de código da sua linguagem ajuda muito no andamento da equipe, pois quando um outro programador precisar pegar o projeto todos vão usar o mesmo modelo, evitando o desentendimento e o sentimento ruim de pegar o código e ele estar diferente do costume. Em um ambiente de trabalho, em especial em um projeto de código, todos sempre terão opiniões diferentes de como fazer e proceder, então, para evitar discordâncias, use um padrão de código consagrado da linguagem que você estiver trabalhando. Corra atrás da documentação, veja como se escreve e siga a referência. Todos que precisarem mexer no seu código futuramente vão agradecer por isso!
 
QUERO SABER MAIS SOBRE PADRÃO DE CÓDIGOS
 
 
Por Beatriz Paradela