Atualizado em 03/09/2018 – A internet vem mudando constantemente e a tecnologia crescendo muito! E isso não é novidade, certo? Mas poucas vezes paramos para pensar no que permite que um serviço ou plataforma funcione corretamente. Sem um padrão para lidar com tanta diversidade de softwares e hardwares seria tudo mais complicado. E é aí que entra o assunto do nosso artigo hoje: O que são os padrões web!

Apesar da importância gigantesca dos padrões web (web standards, em inglês) para o funcionamento da web como conhecemos, ainda há muita dúvida a respeito do que significam e qual a finalidade destes padrões. Vamos esclarecer as principais questões sobre isso.  Saiba o que são os padrões web, para que servem e por que você deve segui-los!

Padrões Web: O Que São?

Os padrões web são documentos que definem e regulamentam as tecnologias em uso na web, com o objetivo de informar aos desenvolvedores as melhores práticas na criação de sites e sistemas, garantindo aos usuários acessibilidade e compatibilidade. As especificações e guias técnicos são desenvolvidos e propostos pelo W3C (World Wide Web Consortium).

W3C? O Que é Isso?

O W3C é uma comunidade internacional composta de centenas de empresas, uma equipe de tempo integral com membros de dezenas de países diferentes, e participação direta do público geral. A missão do W3C é levar a web a atingir seu potencial completo, através do desenvolvimento de protocolos e diretrizes que garantam o crescimento de longo prazo da web.

Padrões Web W3C

Para Que Servem os Padrões Web?

Estes padrões são criados considerando aspectos de acessibilidade, privacidade, segurança e internacionalização. Eles refletem as visões de diferentes indústrias e os interesses de diversos setores ao redor do mundo, equilibrando velocidade, prestação de contas e qualidade. Os padrões são revisados e testados extensivamente por grupos de dentro e de fora do W3C, e são disponibilizados gratuitamente sob licenças livres de royalties. Quando seguidos, os padrões permitem que os benefícios da web estejam disponíveis para todos, independentemente dos sistemas e dispositivos que utilizam, da infraestrutura de rede, do idioma, da cultura, da localização geográfica, ou de limitações físicas ou cognitivas.

Quais São estes Padrões? HTML e CSS, né?!

A força da plataforma web se baseia em muito mais do que apenas HTML e CSS: há várias outras tecnologias que o W3C e seus parceiros estão criando e aprimorando constantemente. Esta é a lista dos padrões organizados por área:

Web Design e Aplicações

Padrões para o desenvolvimento de páginas e aplicações Web, incluindo HTML & CSS, Javascript e Ajax, Gráficos (PNG, SVG, API Canvas), Áudio e Vídeo, Acessibilidade, Internacionalização, Web para dispositivos móveis, Privacidade, e Matemática na Web (MathML).

Arquitetura Web

Foco nos princípios da Arquitetura Web, Identificadores (URL, URI e IRI), Protocolos (envolvendo HTTP, XML, SOAP, etc.), Meta Formatos e Internacionalização.

Web Semântica

Tecnologias e ferramentas que dão suporte à “Web dos dados”, viabilizando pesquisas como num gigantesco banco de dados. Aqui são padronizados: Dados Linkados, Vocabulários e Ontologias, Consultas, Inferência e Aplicações verticais.

Tecnologia XML

XML, XML Namespaces, XML Schema, Efficient XML Interchange (EXI) e outros padrões relacionados.

Web Services

Refere-se às tecnologias como HTTP, XML, SOAP, WSDL, SPARQL, entre outras, que possibilitam a integração e comunicação entre diferentes aplicações.

Web de Dispositivos

Tecnologias que permitem o acesso à Web por todos, de qualquer lugar, a qualquer hora e utilizando qualquer dispositivo: celulares, navegação por voz, aparelhos de TV, eletrodomésticos, etc.

Navegadores e Ferramentas de Autoria

Nós devemos ser capazes de não apenas acessar, mas também publicar conteúdos independentemente do software que utilizamos, do computador que temos, idioma que falamos, se estamos conectados sem fio ou não, se a tela é grande ou pequena, etc. Estas normas têm o objetivo de aprimorar constantemente a web que é aberta para todos nós. Incluem diretrizes para o desenvolvimento de navegadores, reprodutores de mídia, ferramentas de criação de conteúdo e redes sociais.

Quais as Vantagens de Usar os Padrões W3C?

Constantemente os padrões W3C são otimizados, e, por isso, é importante se manter atualizado para ter certeza de estar sempre realizando boas práticas para o desenvolvimento web. Algumas vantagens de seguir esses padrões são:

Acessibilidade:

  • Para softwares e máquinas: páginas compatíveis com padrões podem ganhar mais visibilidade em ferramentas de busca (como o Google, por exemplo). A informação estruturada permite que os mecanismos de busca indexem o conteúdo com mais exatidão. Assim, a padronização é o primeiro passo na Otimização para Mecanismos de Busca (Search Engine Optimization, ou SEO). Além disso, o conteúdo estruturado é muito mais facilmente convertido para outros formatos, facilitando integrações e migrações.
  • Para pessoas: não tem a ver apenas com permitir que usuários com limitações tenham acesso ao conteúdo, mas também que navegadores diferentes dos comuns – como navegadores por voz, tradutores para Braile, dispositivos móveis com telas reduzidas, monitores de baixa resolução, etc. – consigam lidar com as suas páginas. Em uma era de negócios e conversações globais e potencialmente sem fronteiras, não faz nenhum sentido comercial restringir de alguma forma o acesso ao seu site, certo?

Estabilidade:

Os padrões são geralmente concebidos visando compatibilidade – futura e passada. Assim, um site usando versões antigas dos padrões deve continuar funcionando em novos navegadores. Também um site utilizando as especificações mais recentes deve “degradar graciosamente” em dispositivos antigos, o que significa que o conteúdo deve continuar acessível com um resultado aceitável, mesmo sem as vantagens das versões mais modernas e empolgantes dos padrões.

Economia:

É comum que sites e sistemas passem por várias equipes de desenvolvedores ao longo de sua existência. Os padrões ajudam a assegurar que diferentes profissionais possam contribuir no desenvolvimento de um mesmo projeto com um adaptação mais rápida e natural. Além do tempo de desenvolvimento, o esforço de manutenção também cai consideravelmente, já que é mais fácil encontrar e corrigir erros em um código padronizado. Acima de tudo, não ter uma versão diferente do seu site para cada dispositivo e navegador otimiza drasticamente todo o processo.

Visie Padrões Web

O nome da nossa empresa já diz, né?

A Visie é pioneira em padrões W3C no Brasil. Nós fomos uma das primeiras empresas a trazer os padrões web para o nosso país. Acreditamos que a web é a maior e mais relevante plataforma de software hoje e que os produtos criados para web, sites e software, devem ser: fáceis de usar, rápidos, seguros, acessíveis para todos e, além de tudo, bonitos.

Deseja ter um grande site que siga os padrões web e melhorar seu posicionamento no mercado?

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Acessibilidade, estabilidade e economia: seguir os padrões web evita que seu projetos sejam prejudicados. A Visie pode te ajudar