Você conhece o lado humano da programação? Programar não é apenas algo racional e isso influencia diretamente na qualidade do seu trabalho! Saiba mais:


 

A Síndrome do Celular Novo

 
Sabe quando você compra um celular e toma todo o cuidado do mundo por ser novo, mas depois que ele ganha o primeiro risco ou trincado na tela, você descuida?

Às vezes a equipe acaba agindo assim com seu projeto de códigos por conta de uma coisa pequena que aconteceu e, assim, desanima de um código que não é ruim, levando toda a equipe ao desânimo e relaxo com o projeto.

 

O Lado Humano da Programação: Emocional X Racional

 
A produtividade ao programar e a qualidade do seu trabalho depende do moral das pessoas, do ânimo delas e da forma como enxergam o projeto. Por isso, devemos, sim, nos preocupar com este assunto.

E pra que a “síndrome do celular novo” não aconteça no seu projeto é importante ter algumas coisas em mente para aplicar. Uma delas é: mantenha os padrões sempre altos. Quando o sentimento em relação àquele código estiver ruim, pare e pense porque você está achando aquilo e tente encontrar uma solução para melhorá-lo. Às vezes você descobre que tem 1% de código ruim apenas, então não sacrifique todo o resto do projeto, refatore e deixe-o bom para que seu pensamento mude, uma visão nova em relação ao trabalho seja formada e o projeto siga em frente.

A programação tem, sim, seu lado humano. Apesar de o programador ser muito racional, o lado emocional existe e é fator de influência gigante em cada projeto. Portanto, esteja ciente disso para saber como agir e aplicar estas dicas simples para melhorar a qualidade do projeto e evite que a sua equipe se desanime com tão pouco. Dê valor ao lado humano da programação!
 
 
QUERO SABER MAIS SOBRE O LADO HUMANO DA PROGRAMAÇÃO
 
 
Por Beatriz Paradela