Realidade aumentada: tecnologia de Pokémon Go mudará sua vida

Realidade aumentada

Você já viu algo parecido com isso?

Pessoas esperando ansiosas, fervorosas, contando os dias pela liberação de um jogo para download em seus países. Outras literalmente surtando a ponto de burlarem as travas de regiões para conseguir baixar um aplicativo. É o que aconteceu com o jogo Pokémon Go que foi lançado recentemente. Sinceramente, eu nunca tinha visto antes algo parecido com isso.

O que há por trás de todo esse sucesso?

Lançamentos que utilizam tecnologias inovadoras costumam gerar grande burburinho e expectativa no mercado e com o jogo Pokémon Go não foi diferente. Quem não se lembra do desenho Pokémon nos anos 90? Muitas crianças e adolescentes daquela época sonhavam em partir para uma aventura eletrizante em busca do seu Pikachu como no desenho. Lançar um jogo usando os mesmos personagens que fizeram tanto sucesso parece uma ideia genial, não é mesmo?

Mas qual seria o motivo do sucesso do jogo? A nostalgia? Não, não é a nostalgia. É a tecnologia chamada realidade aumentada, que proporciona aos jogadores a mistura da ficção do desenho com a realidade, ao mesmo tempo.

Como funciona a realidade aumentada?

Para que a magia da realidade aumentada aconteça são necessárias três coisas: um objeto ou lugar como ponto de referência, um dispositivo que transmita imagens e um software que seja capaz de interpretá-las.

Ao apontar a câmera para os objetos ou lugares, o software recebe em tempo real a imagem e detecta, através de códigos bidimensionais, se aquele lugar ou objeto é um ponto cadastrado para sobrepor uma imagem virtual. Se estiver cadastrado, ela aparecerá automaticamente sobreposta à imagem real do local ou objeto.

No caso do Pokémon Go, os pontos em que aparecem os Pokémons estão pré cadastrados e são reconhecidos pela localização apontada pelo GPS do dispositivo que o jogador estiver utilizando. É uma verdadeira caça, pois ninguém sabe onde eles podem estar.

Aplicações e benefícios da realidade aumentada

A realidade aumentada já existe há alguns anos e está mudando o jeito do homem lidar com a máquina. Suas aplicações podem ser muito úteis, tanto para a nossa vida pessoal como profissional, e podem ser utilizadas em variadas áreas. Veja esses fantásticos exemplos:

Tradutor de placas de trânsito do Google Tradutor

Viajar para outro país é muito legal, mas não entender o idioma local pode ser um problema. Uma das funcionalidade do aplicativo Google Translate pode ser uma “mão na roda” para você se localizar mais facilmente. Ele traduz placas de trânsito e outras mensagens turísticas em até 27 idiomas, inclusive para o português. Para usar o aplicativo é preciso estar conectado à internet. Posicione cuidadosamente a imagem em frente à câmera e o texto traduzido aparecerá automaticamente em sua tela.

Serviço de reparos em máquinas

Neste caso, o uso da realidade aumentada dispensa levar manuais para cima e para baixo. Basta o técnico abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular para a máquina que automaticamente a peça com defeito será detectada e os passos para o reparo aparecerão na sua tela. Bem mais prático do que ler manuais, não é mesmo?

Capacete de bombeiro

Um segundo exemplo de uso da realidade aumentada é o capacete inteligente C-Tru que está sendo testado pelos bombeiros da Suécia. Com tecnologia super avançada, o visor possibilita, por exemplo, que o bombeiro saiba, em tempo real, as zonas de calor do ambiente e, simultaneamente, mesmo com grande quantidade de fumaça, consiga detectar a dimensão de objetos que possam estar na sua frente. Existe também um dispositivo capaz de selecionar os ruídos do ambiente e enfatizar gritos de pessoas. Em um resgate, onde o tempo é tão importante, essas ferramentas podem significar a diferença entre salvar ou não uma vida.

Óculos Eyes-On Glasses para localizar os vasos sanguíneos debaixo da pele

Você conhece alguém que tem pavor em fazer exame de sangue? Além do medo de sangue e de agulha, várias tentativas por causa da dificuldade em localizar uma veia é algo que agrava esse medo. O óculos Eyes-On Glasses é uma proposta inovadora da Epson que permite diferenciar, através de infravermelho, a quantidade de oxigênio no sangue do paciente, localizando o posicionamento das veias.

Ainda é grande a incerteza sobre os custos e os riscos da realidade aumentada. Além disso, a falta de mão-de-obra qualificada é uma das principais barreiras para ela decolar de vez. As poucas empresas que já utilizam esta tecnologia citam a aceleração de processos como o principal benefício gerado. O fato é que a realidade aumentada vai mudar, e muito, o jeito das pessoas consumirem. Esta é uma grande oportunidade para as empresas detectarem oportunidades no mercado e mudarem drasticamente os seus resultados

Para finalizar, fique com este vídeo produzido pela National Geographic. Ele mostra de uma forma bem divertida o uso da realidade aumentada.

 

https://www.youtube.com/watch?v=oqCFJIRK6wU

4 comentários sobre “Realidade aumentada: tecnologia de Pokémon Go mudará sua vida”

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *