No dia 13 de setembro deste ano começou a Microsoft Edge Summit 2017, em Seattle, conferência anual para desenvolvedores web, já em sua terceira edição, com foco no navegador Edge da Microsoft.

Um dos principais assuntos deste evento foi o Microsoft Teams que está em desenvolvimento e será lançado como PWA para a Windows Store. Além disso, a Microsoft iniciou uma busca insana na web à procura das mais diversas Progressive Web Apps para lotar a sua loja com aplicações de todos os tipos.
 

 
Mas, afinal, o que é uma PWA? Falamos sobre isto no último artigo (https://visie.com.br/pwa-progressive-web-apps/), confira!
 

Quais os benefícios do interesse da Microsoft nas PWA?

 
As PWA têm grande potencial de desenvolvimento e podem vir a ser uma referência na forma como consumimos conteúdos online atualmente. Em um hardware mais limitado poderá ser muito interessante por consumir menos recursos e espaço em disco comparando com a versão “app nativa” correspondente.
 

 
O único browser que suporta a execução das PWA é o Google Chrome, e com o grande potencial e chances deste projeto dar certo, vários browsers estão tentando se aliar à Google nesta iniciativa. Um deles é o Microsoft Edge, que, dessa forma, pretende remediar a escassez de aplicações disponíveis para o Windows.
 

As PWA e o Mercado Digital

 
A pergunta é: tudo isso mudará o mercado digital? Sim. A ideia de aplicações nativas, elaboradas em plataformas exclusivas e para sistemas operacionais exclusivos, não deve durar muito tempo. Pequenas empresas com baixo orçamento já enfrentam dificuldade para lançar suas aplicações em diversas lojas, enquanto o desenvolvimento de uma PWA, que funciona em todo e qualquer lugar, seria muito mais realizável.

Ao fazer com que o Microsoft Edge suporte as PWA, a Microsoft irá caminhar automaticamente em direção a um sistema ainda mais unificado e que suportará mais aplicações do que atualmente.

Será que esta estratégia da Microsoft dará certo? Só o tempo dirá. No entanto, os conceitos que definem o desenvolvimento das PWA já são uma realidade estabelecida na web. Vale a pena se aprofundar no assunto.
 
 
Por Beatriz Paradela