Marketing para Academias: Não perca tempo! Negócio local também precisa estar no mundo online

marketing para academias
Você é dono de academia? Então seu negócio não precisa estar no mundo digital, pois ele é um negócio local, apenas o público da rua ou do bairro vai se interessar por seu serviço. Além do mais, academias promovem saúde, bem-estar e corpo saudável, todas as pessoas já sabem da importância disso e não é necessário ter divulgação. Certo? ERRADO!Tenho que alertar que se você pensa assim, está pensando muito errado. Se ainda não está no mundo digital e não tem uma boa presença online, está perdendo grandes oportunidades.
garota na academia

O cenário atual do mundo online

Segundo o IBGE, 116 milhões de brasileiros são usuários da internet, e esse número representa 64,7% de toda a população.Conforme estudos do Hootsuite, o brasileiro gasta 9h14min por dia navegando na internet. E a população Brasileira está em terceiro lugar do mundo entre as que passam mais tempo na rede.Estudos também revelam que 90% dos consumidores fazem buscas e pesquisas na internet antes de tomar decisões ou fazer compra. Você mesmo que está lendo esse texto deve fazer isso. Quando vai comprar uma roupa, escolher um restaurante, encontrar um hotel na cidade que quer passar o final de semana, ou qualquer outra ação, ou dúvida que queira tirar, você vai para a internet, certo? Seja no Google, no YouTube, no Facebook, ou alguma outra rede social, você já deve ter feito uma pesquisa sobre algum assunto do seu interesse.Agora eu pergunto: se você não usa a internet a favor do seu negócio, você está fazendo o quê?Com certeza, perdendo oportunidades.

Agora vamos falar do mundo de academias de ginástica

casal na academia
A ACAD – Associação Brasileira de Academias – revelou que o Brasil está no 2º lugar do mundo, dos países com maior número de academias, com mais de 30 mil academias. E este número aumenta a cada ano.Ou seja, você tem concorrente pra caramba!“Ah! Mas tem muito brasileiro querendo cuidar do corpo e da saúde, faz parte do nosso estilo de vida”.Considere a realidade: o número de clientes por academia é pequeno comparado ao de outros países. 9,6 milhões de brasileiros frequentam academias, o que representa apenas 4,6% da população. Inclusive a ACAD também revelou que no último ano o número de academias cresceu, mas a receita diminuiu.É por isso que você, dono de academia, precisa ficar atento, antenado às novidades, conscientizar seu público sobre a importância dos exercícios e divulgar seu negócio.

Não se desespere! A internet pode ajudar você

Mas tenha calma! Não contei tudo isso para ser pessimista, muito menos para fazer você desistir. Há, sim, grandes chances de crescimento para esse ramo de negócio e otimismo para o aumento dos números.Você precisa conhecer a realidade. E agora precisa agir diante dela.É preciso divulgar seu trabalho, estar presente onde seu público-alvo está, criar uma boa experiência e cativar seu cliente. A internet é um ótimo meio para isso!Através do mundo online você pode ser conhecido, mesmo por aquela pessoa que nunca passou na rua da sua academia. Você pode estar onde seu público está e gerar vontade de usar os seus serviços pelos benefícios que eles trazem, não só pela localidade ou preço.Para isso é preciso uma boa e bem trabalhada presença online.E a boa notícia é que a internet não existe só para os grandes, ou para aqueles que têm muito dinheiro para investir em marketing e comunicação. Ela é bem democrática, serve para todos os tamanhos e tipos de empresas, com várias ferramentas gratuitas e acessíveis.
materiais de academia e notebook

Utilize as ferramentas digitais a seu favor

Lembre-se que seu potencial cliente sempre estará disposto a mais: ele quer receber tudo o que você tem a oferecer e gosta de ser surpreendido.Então, vamos começar pelo começo. Primeiro, conheça e compreenda seu público-alvo, saiba do que ele gosta, quais são seus hábitos, suas dores e o que vai solucioná-las. Descubra qual seu comportamento na internet, quais redes sociais está usando e o que ele olha em um site de academia.E então planeje seu site. Ter um endereço seu na internet é fundamental. Conheça o gosto do cliente. O site precisa de um bom design, deve ser bonito e prático de usar. Mostre se você é especializado em uma modalidade e o seu diferencial. Mostre tudo: planos, promoções, horários, contato, pacotes, todos os tipos de treinos e serviço que você oferece. Tem dança, massagem, personal, nutricionista, fisioterapeuta? Coloque tudo isso no site. Mostre os benefícios de cada atividade e convide as pessoas a experimentar. Inclua depoimentos dos seus clientes.E não esqueça que seu site deve ser bom para navegação em dispositivos móveis. Independentemente se seu público é A, B, C ou D, o uso do mobile é semelhante para todos.Uma boa dica de ferramenta digital que você pode usar a seu favor para surpreender a experiência do seu cliente é: criar playlist no Spotify. Selecione músicas boas de ouvir para cada tipo de treino. Você pode observar que muitas pessoas vão treinar com o celular e fones de ouvido,  então, se você oferecer esse “agrado”, pode ser reconhecido pelo diferencial de relacionamento.Outra dica de ferramenta gratuita é o Google Meu Negócio, ele vai ajudar a ampliar sua presença online com uma ficha cadastral. Essa ferramenta serve para você gerenciar o que será exibido sobre sua empresa no mecanismo de busca, aparecer no Google Maps e analisar como as pessoas estão chegando até você e interagindo.Crie um blog com conteúdos relacionados ao seu negócio, dê dicas e eduque seu público, isso fará com que sua academia se torne referência no assunto. Fale sobre os tipos de calçados para cada treino, os exercícios para cada idade, tipos de treino para emagrecer ou ganhar peso… Existem muitas possibilidades de conteúdo que podem ajudar você se tornar autoridade.
marketing para academias
Muito importante: utilize as redes sociais! Seu público deve usar alguma delas, identifique qual e faça bom uso dela. Tenha frequência e poste todos os dias, não só quando tem um evento diferente ou um texto no blog, mostre o dia a dia e como ele é legal dentro da sua academia. Coloque dicas e inspirações, mostre seus serviços, converse com o público, produza conteúdo que gere engajamento, seja criativo, publique conteúdo autêntico, compartilhe conteúdos de saúde e crie hashtags para estimular as publicações dos seus clientes.Aproveite também o YouTube. Ele é uma das maiores plataformas de vídeo do planeta, ou seja, tem muita audiência. Além disso, ele pertence ao Google e vai ajudar seu ranking nos resultados de busca. Ele pode ser uma “vitrine” da sua academia e não necessita de vídeos extremamente bem produzidos. Você pode gravar com seu smartphone. Produza mensagens curtas, simples e interessantes.É muito comum ver academias com redes sociais abandonadas, sites antigos e feios, ou até mesmo, sem nada disso. Seja diferente! Você pode aparecer no mundo online mais do que seus concorrentes e atrair muito mais clientes!

Como gerenciar todo esse marketing digital

Cuidar da sua presença online demanda tempo e bastante trabalho. Ela deve virar um hábito, mas também precisa de planejamento e estratégia.Seu site precisa ser desenvolvido por um bom profissional e suas redes sociais precisam de uma atenção especializada.Você vai precisar de ajuda para isso?Se você não tem experiência com o assunto ou não tem tempo para isso, vai sim! 

A Visie PMEs pode ajudar sua presença na internet

A Visie PMEs é um departamento da Visie Padrões Web, que atua há anos com desenvolvimento web. Nascemos para que empresas pequenas e médias possam ter acesso a estratégias e tecnologia que antes só estavam disponíveis para os grandes. Fizemos isso porque acreditamos que as pequenas e médias empresas são os motores da inovação que vão definir o que será o Brasil daqui alguns anos.Por isso somos a equipe da Visie PMEs, especializada em ajudar pequenas e médias empresas a crescer e em transformar grandes ideias em realidade.Desenvolvemos estratégias online não apenas para você ter um endereço na internet, mas sim para você lucrar com o seu negócio.Você vai ter não apenas o que precisa, mas o resultado elevado que deseja.

O que podemos fazer por você?

Com todo nosso trabalho especializado e estratégico para sua academia, faremos você ser encontrado facilmente na internet. Entendemos do negócio e suas necessidades, ajudamos a promover uma boa experiência do público dentro do site e redes sociais.Não possuímos um modelo de site, marketing digital e conteúdo fechado. Trabalhamos com a linguagem do público-alvo.

Vamos conversar?

Cadastre-se para que um dos nossos especialistas analise seu site e redes sociais e entre em contato para explicar o que podemos fazer para melhorar.Fique tranquilo, esse contato não implica em nenhum compromisso da sua parte.

Por Mariana Queiroz

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *