Como o marketing tem caminhado com a inteligência artificial

Homem escrevendo a abreviação de Inteligência Artificial virtualmente

Se antes a inteligência artificial era considerada futurista, hoje já é uma realidade no dia a dia da maioria das pessoas e tem sido uma grande aliada das empresas. Por isso é importante entender como beneficiar o seu negócio com a utilização destes recursos no marketing.

O que é inteligência artificial

Em uma definição bem simples, podemos dizer que inteligência artificial é o uso de máquinas para fazer coisas do jeito que os seres humanos fazem.

Mas isso vai além do trabalho mecânico! Pois a máquina “pensa” e age como uma pessoa, sem precisar estar programada para todas estas tarefas. Porque, assim com um ser humano, ela “aprende” e é reprogramada conforme os acontecimentos.

Quer um exemplo? O corretor ortográfico do celular! Quando você começa a usar o aparelho, tem uma série de palavras que o celular entende serem as corretas. Mas as palavras sugeridas pelo corretor vão mudando, com o tempo.

Esse é um recurso de personalização do uso do celular. Porque cada usuário tem sua forma de se comunicar, com palavras que nem sempre são as do vocabulário do aparelho. Então o celular “aprende” novas palavras, conforme o usuário as digita repetidamente, e adapta o vocabulário à necessidade da pessoa.

Portanto, você pode até achar que a inteligência artificial é só para aqueles que trabalham com tecnologia. Mas se prestar atenção, perceberá que existem várias situações em que você já faz uso dela e nem tinha reparado!

A inteligência artificial no marketing

Diante do crescimento da inteligência artificial, as empresas têm aproveitado cada vez mais os seus recursos para o marketing. Porque, como atualmente tudo está muito dinâmico, tem muita coisa que não dá para fazer somente com o trabalho humano.

Isso tem funcionado muito bem com a automação de tarefas que são repetitivas, que podem ser feitas por um robô. Um exemplo são as plataformas de gerenciamento de mídias sociais, como o Hootsuite.

Este tipo de ferramenta permite o agendamento de postagens e monitoramento da estratégia, entre outras atividades que, se fossem feitas por um ser humano, levariam muito mais tempo, desnecessariamente.

Outro recurso que tem sido cada vez mais utilizado no marketing de empresas é o chatbot. Um programa de computador que simula conversas, com frases programadas para darem sequência ao diálogo conforme as respostas do usuário.

Os assistentes virtuais, como a Cortana, da Microsoft, Siri, da Apple, e Google Now também são ferramentas de inteligência artificial. Eles facilitam a vida do usuário, atendendo ao que foi pedido apenas com o comando da voz.

A inteligência artificial também contribui para que as ações de marketing ganhem maior amplitude, pois permitem que os passos do consumidor sejam rastreados na web. Assim a empresa pode analisar seu comportamento e criar ações específicas.

O remarketing, que é quando a pessoa clica em determinado conteúdo de um site e o anúncio daquele produto ou serviço passa a “segui-la”, é outro mecanismo da inteligência artificial que é bem útil no marketing das empresas.

Grandes negócios utilizam inteligência artificial

Todos esses recursos da inteligência artificial tornam o atendimento mais rápido e personalizado, sem precisar de vários seres humanos à frente do negócio. Por isso são fundamentais para as empresas que pretendem vender mais e atender bem em grande escala. 

É o caso de grandes empresas, como o Google e o Bradesco, que usam bastante a inteligência artificial, em várias frentes, tornando-a indispensável para o seu negócio.

O Google, por exemplo, usa a inteligência artificial nos seus algoritmos de busca, para identificar quais conteúdos são mais relevantes para o usuário, e em várias de suas ferramentas. Também usa em projetos futuristas como o do veículo autônomo, que está em testes nos Estados Unidos.

O Bradesco, que é uma grande empresa de outro nicho, também não abre mão da inteligência artificial. Ela é utilizada para aumentar a produtividade, analisando as experiências diárias dos usuários, opções de melhorias de processos e prevenção de problemas conforme o comportamento de clientes e funcionários. E também a utiliza no atendimento ao consumidor, com a chamada BIA (Bradesco Inteligência Artificial).

Como você pode ver, este tem sido um recurso cada vez mais presente no marketing e no dia a dia das grandes empresas. Com o uso das ferramentas certas e com sistemas integrados, você pode otimizar seus processos e obter resultados extraordinários com a inteligência artificial em seu negócio.

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