Você tem investido em um marketing digital que não funciona? Tem demandado tempo buscando soluções e não vê resultados? 

Você deve estar se esforçando da maneira errada. O marketing digital dá resultados, se usadas as estratégias certas. 

Assista ao vídeo, leia o artigo e confira alguns dos erros que você pode estar cometendo e como consertá-los! 

A internet mudou o marketing digital 

Com toda a transformação digital, a forma de vender pela internet mudou, concorda?

As pessoas não estão mais comprando apenas por impulso, elas querem motivos, propósitos, se certificar de que estão adquirindo o melhor dentro daquilo que procuram.

Então, para atrair pessoas para as etapas da jornada do consumidor, é preciso uma campanha bem planejada e segmentada. 

E esse já pode ser o primeiro erro que você pode estar cometendo. Não se vende de primeira, mas sim, apresenta-se um conteúdo de qualidade, rico, cheio de informações sobre determinado produto ou serviço. Só então seu potencial cliente estará preparado para a próxima fase de compra.

Muitas marcas “atacam” seu público com propagandas sem estratégia nenhuma. Você comete esse erro? Se sim, confira a seguir alguns outros erros que você pode estar cometendo, também:

Erros no marketing digital

1- Não saber quem é seu cliente

Primeiramente, é preciso conduzir seu potencial cliente para a compra. Porque se você nem sabe o perfil de quem compra de você, está gastando tempo, esforço e dinheiro com quem não vai comprar seu produto.

2 – Não traçar objetivos claros

Quais são seus objetivos nas ações de marketing digital? Você tem um planejamento? É importante ter isso bem definido para saber quais estratégias vai usar.

3 – Estar em todas as redes sociais

As redes sociais são uma ótimas para executar boas estratégias de marketing, se bem utilizadas. Por isso, um erro comum é achar que a sua empresa precisa estar em todas elas. Seu público-alvo está realmente presente na rede social que você quer abrir? 

Você não deve perder tempo onde ele não está. Redes sociais requerem uma boa estratégia, tempo e dedicação. Você terá tempo para atualizar com certa frequência a sua página? Se não, repense.

Portanto, a interação com os seguidores precisa ser rápida, dedicada e cheia de atenção. Pense nisso antes de abrir ou não uma conta em alguma rede social.

4- Não segmentar bem na mídia paga

Esse erro é muito comum. Você não deve apenas criar uma campanha no Google Ads ou Facebook Ads sem saber o que está fazendo. Antes de montar a campanha você deve pensar bem com quem você quer falar, que objetivo quer atingir e em que momento da jornada o consumidor está. Na hora de selecionar o público, deve escolher muito bem a faixa etária, interesses, hábitos, sexo e localização.

5 – Apontar os anúncios para a home do site

Os anúncios devem apontar para a página específica do produto ao assunto dele. Imagina se o usuário clica em um anúncio de um tênis esportivo feminino e ele cai na home de um grande e-commerce, com diversos tipos de sapatos, roupas e acessórios. Ele vai desistir de procurar o produto que se interessou no anúncio. 

O mesmo vale se você estiver divulgando um artigo do blog, se a pessoa clicar vai querer cair direto na página para ler o conteúdo, e não sair caçando dentro do seu site, mesmo que para isso ela tenha que dar 2 cliques. Os usuários querem praticidade e rapidez.

6 – Não dar importância ao design

O design influencia a decisão de compra do consumidor. Ele é fundamental para tornar o seu conteúdo, produto e serviço mais atrativo, e para transmitir credibilidade e fortalecer a identidade de sua marca. Alguns erros na página de vendas, como o botão de Call to Action não ser bem destacado, pode impactar negativamente nos seus resultados. Assim como as postagens das suas redes sociais devem transmitir muito bem a sua identidade, por exemplo.

7 – Não fazer testes

Todos os seus conteúdos, imagem, etc, devem ser testados. Antes de publicar, faça testes internos, veja se realmente funciona, se não tem nenhum erro. E, após publicado, os testes devem existir para poder avaliar a performance, qual detalhe pode influenciar seu público? O que devo otimizar?

8 – Achar que e-mail marketing não funciona mais

O e-mail ainda continua sendo uma ferramenta poderosa e ele permite uma comunicação pessoa e próxima. Mas lembre-se de não enviar spam! Envie email para quem realmente te deu permissão para isso.

9 – Não investir no offline

As campanhas de marketing digital devem estar vinculadas às campanhas Offline. Não existe separação entre elas. Apesar das ferramentas serem diferentes, elas devem estar alinhadas e serem trabalhadas em conjunto.

10 – Esperar por resultados sem investir

Algumas empresas acreditam que basta ter um site no ar, um perfil nas redes sociais e os clientes vão chegar. Mas, é preciso muito mais, como dedicação de tempo e investimento financeiro.

11 – Não investir em SEO

Poucas empresas sabem o que é isso e principalmente em como trabalhar isso. É preciso otimizar seu site e conteúdo. E, também, desenvolver um SEO bem elaborado é importantíssimo para seus resultados na web.

12 – Fazer o trabalho que não é seu

Você precisa contratar um especialista no assunto e deixar que ele faça o trabalho, pois estudou para isso. É importante sim saber o que estão fazendo no seu marketing digital, até para você não ser enganado. Mas, você deve focar no que você é especialista. 

Seja administração da empresa, vender, ou produzir. Você deve focar no seu negócio e não abandoná-lo. Pois o marketing digital exige muita dedicação e estudo, e você pode ficar perdendo muito tempo nele e ainda acabar fazendo errado por não entender profundamente do assunto. 

Consequentemente, pode acabar abandonando seu negócio enquanto faz um trabalho que não é seu, ou acabar deixando o marketing digital de lado, por não ter um cronograma correto.

É hora de fazer certo 

E aí, identificou que tipo de erros comete no marketing digital do seu negócio? Então, agora é hora de corrigir!

Se você deseja saber mais sobre o assunto, clique no link a seguir e baixe nosso infográfico sobre “Como as pessoas deveriam enxergar o marketing”!

Por Beatriz Paradela