Marketing digital: 7 motivos para você investir

Ilustração da palavra marketing digital com pessoas, palavras e ícones ao redor

Pequenas e médias empresas que não têm uma boa presença online, atualmente, têm poucas chances de sucesso em seus negócios. Por isso, não basta investir na divulgação tradicional e estar presente na web com um site. Mas é preciso, também, fazer um bom marketing digital!

O que é marketing digital

Em uma definição geral, podemos dizer que trata-se de tudo o que é feito na web para promover o negócio. Então, diferente das mídias tradicionais, que são vias de mão única, o marketing digital é dinâmico, interativo e centrado nos interesses da comunidade.

A partir deste princípio, existem várias estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para que a empresa alcance seus objetivos. As principais são o inbound marketing, o marketing de conteúdo e o SEO.

Mas para que o marketing digital faça sentido para o seu negócio é importante entender como ele pode gerar resultados. Portanto, agora vamos apresentar 7 motivos para você investir no marketing digital. 

1. Maior alcance no mercado

Primeiramente, uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele não se limita ao ambiente físico. Isso quer dizer que o seu produto ou serviço pode ser conhecido no mundo todo através da web.

Além disso, as ações de divulgação são muito mais abrangentes na web, chegando às pessoas por vários canais diferentes. Porque, junto com seu site institucional, você pode utilizar um blog, as redes sociais e e-mails marketing. Do mesmo modo que recursos como a otimização orgânica e as mídias pagas para ser encontrado pelo seu público-alvo.

Também é possível segmentar o público que você quer que veja o seu negócio e se interesse por sua solução, atraindo a atenção e captando as pessoas certas. 

2. Melhor posicionamento no Google

Quando as pessoas têm dúvidas sobre determinado assunto ou querem pesquisar produtos ou serviços que tenham interesse, é pro Google que elas correm primeiro! E quase tudo o que se procura está, mesmo, no Google.

Isso é ótimo porque, numa era onde ninguém mais quer perder tempo, as pessoas têm respostas rápidas ao que desejam. Só que para que a solução encontrada seja a do seu negócio, é importante que o seu site tenha um bom posicionamento no Google. E isso você pode conseguir, organicamente, fazendo um bom SEO.

As mídias pagas, como o Google Ads (antigo Google Adwords), também funcionam bem para que sua página apareça nas buscas. Pois esta também é uma estratégia do marketing digital que a promove com mais agilidade e, combinada com a otimização orgânica, gera excelentes resultados sem gastar muito. 

3. Interação com o público

Com o crescimento do consumo pela Internet, seja de produtos, serviços, informações ou entretenimento, o comportamento do consumidor mudou. Assim como a sua relação com as empresas.

Antes as empresas falavam de seus produtos, pensando apenas em seu próprio negócio e em convencer o consumidor de que sua opção era a melhor. Entretanto, agora existe interação e uma relação de empatia e reciprocidade entre os dois lados.

Através do marketing digital, as empresas conversam com seu público, ouvem suas questões e têm oportunidade de fazer ajustes, conforme as novas necessidades das pessoas, e conquistar mais gente. 

4. Mais chances de conversão

Nem todo mundo que se interessa pelo seu produto ou serviço está no momento da compra. Tem pessoas que ainda estão descobrindo que têm um problema e que precisam da sua ajuda para resolvê-lo, por exemplo.

Estas pessoas dificilmente vão comprar, neste momento. Mas se você estiver presente durante o processo de aprendizado, descoberta e, depois, na consideração da solução, suprindo sua necessidade de informação, elas lembrarão de você na hora que chegarem no momento da compra.

Então, se você utilizar as estratégias do marketing digital, estando presente durante toda a jornada do consumidor, a autoridade da sua empresa será reconhecida e, pela lei da reciprocidade, seu público será fidelizado, antes mesmo dele perceber que precisa da sua solução. 

5. Agilidade nos resultados das estratégias de marketing digital

Além do marketing digital ser mais efetivo, por ter maior alcance e conquistar mais pessoas através da interatividade, ele também é mais ágil. Porque os consumidores são alcançados instantaneamente, após a ativação de determinadas campanhas, os feedbacks também chegam em pouco tempo, e as ações são muito mais dinâmicas.

Os resultados das ações também podem ser medidos com mais agilidade. Assim as empresas podem corrigir o percurso, evitando investir tempo demais em ações que não estão funcionando. Além de ficar mais fácil identificar as melhores estratégias para o negócio. 

6. Fácil análise dos resultados

O marketing digital permite que os resultados das ações sejam analisados de forma sistêmica e escalável. Assim é possível criar estratégias direcionadas a situações e objetivos específicos.

Você também pode fazer testes em suas campanhas, comparando dois jeitos diferentes que você projetou (Teste AB) para saber qual dá mais resultado.

E para garantir que os resultados sejam confiáveis, existem ferramentas que podem ser configuradas para mostrar cada etapa de conversão em seu site ou campanha. Também é importante analisar corretamente as métricas, conforme o objetivo de cada estratégia. Isso pode ser feito facilmente por uma experiente equipe de marketing digital. 

7. Baixo custo e maior retorno do investimento em marketing digital

O melhor de tudo é que o marketing digital, além de ter as vantagens citadas acima, que sobrepõem o marketing tradicional, ainda é bem mais barato. Tanto na comparação de preço, quanto no custo-benefício de cada ação.

Também proporciona resultados mais garantidos e mensuráveis. Você sabe que hoje em dia não dá mais para arriscar em investimentos que talvez não deem resultado, certo? Afinal, é  preciso ter o retorno comprovado para valer a pena para o negócio.

Todavia, com o marketing digital você consegue avaliar o retorno sobre o investimento (ROI), que tem ligação direta com a lucratividade do negócio, e o custo de aquisição de clientes (CAC) em tempo real, para saber quanto investir para atrair mais gente.

Portanto, se você quer fazer o seu negócio ganhar dinheiro de verdade, com um investimento que valha à pena, o caminho é o marketing digital! Para isso, você pode contar com a Visie PMEs, que tem uma equipe experiente e pronta para ajudá-lo a fazer o seu negócio decolar.

Entre em contato!

 Por Joana Kerr

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