Você já contou uma piada e ninguém riu? Às vezes com interfaces de design é a mesma coisa

interfaces de design

Nessas últimas semanas estamos falando sobre design, e no artigo e vídeo de hoje, o título já diz tudo. Quantas vezes você desenhou uma tela, colocou no ar, e as vendas e todos os outros resultados diminuíram? Interfaces de design do usuário devem ser como uma piada boa, ninguém precisa explicar pra que tenha graça. Continue lendo e confira como ter resultados de verdade com design!

O usuário é a referência do design

O segredo de uma boa interface é aquela que o usuário entende de primeira. Um exemplo: alguma vez você já precisou explicar uma piada? É chato, né? Uma boa piada costuma não ter que ser explicada, porque a pessoa ouve e já dá risada porque entendeu.

Semelhantemente, com interface de usuário é a mesma coisa. Pois se alguém olha para a interface e não entende, tem algo errado. Você precisa ouvir usuários!

Pois são eles que precisam dizer quais as necessidades e dificuldades que eles têm, para que você ajuste o design conforme as opiniões dos mesmos.

Por isso o design é funcional: para ser muito mais do que bonito, mas sim, ser útil.

Então, ao desenhar algo, não pense apenas no que você gostaria que fosse. Planeje, estude, execute, e o mais importante: peça opinião de quem realmente irá usar.

Preze por interfaces de design simples

Não tenha medo de matar uma interface de design que não deu certo. Porque ficar tentando remendar ou pôr textos explicativos só vai aumentar a dificuldade para o usuário e dar mais trabalho e gasto para a empresa.

Geralmente, o modelo mental do usuário é: quanto mais simples, melhor. Então, não complique! Portanto, faça testes, volte ao design antigo, se precisar, e deixe de forma que as pessoas olhem, entendam e adorem.

QUER SABER MAIS SOBRE COMO TORNAR A INTERFACE DE USUÁRIO UMA PIADA BOA? Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:

Por Beatriz Paradela

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