Você já ouviu falar em transformação digital? Esse termo tem sido o assunto principal de diversas empresas ao redor do mundo. Afinal, vários setores estão tendo que mudar suas estratégias para conseguir novos clientes. Por esse motivo, você precisa entender exatamente o que e quais são os impactos da transformação digital no mundo dos negócios. Continue lendo e descubra!

Transformação digital: O que é?

É, basicamente, um processo onde as empresas usam a tecnologia para melhorar seus resultados e desempenhos, aumentando o alcance e chamando a atenção de potenciais clientes.

Por isso, uma mudança de mercado que promete um papel exclusivo da tecnologia em qualquer segmento de negócios!

Os problemas de não aderir à transformação digital

O problema não está na transformação digital e no quanto ela vem mudando nosso mercado, e sim nas empresas que ainda não aderiram a ela.

Pois a tecnologia está cada vez mais presente nos setores empresariais e ter a comunicação voltada para o mundo online se tornou o primeiro passo em direção ao progresso é primordial.

Por que sua empresa vai enfrentar problemas se não aderir à transformação digital?

Porque a maior parte da população mundial está presente na internet e cerca de 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente.

Ou seja, uma estratégia digital, neste momento, é mais importante do que nunca!

Os impactos da transformação digital

Beleza. Já vimos que todos devem aderir à transformação digital logo, e que empresas que não seguirem essa estratégias terão problemas.

Mas, afinal, quais são os impactos da transformação digital? O que ela tem causado no mundo?

Vamos aos exemplos!

Empresas vêm revolucionando o mercado, como Uber e Airbnb.

Apesar de ainda serem serviços que dependem do ser humano para funcionar, viabilizaram ações que antes eram muito mais complicadas!

Assim, permitem que os usuários avaliem os carros e hospedagens, para que outras pessoas saibam da qualidade antes mesmo de contratar.

Então pare e pense no seguinte:

Não sei se você é um usuário ativo do Uber como eu, mas antes, quando precisava ir a algum lugar; tarde da noite, longe, sem conhecer o destino final; como você fazia quando ainda não havia Uber aqui no Brasil?

Eu nem me lembro!

Esses são dois exemplos de que o mercado tradicional pode ser substituído pela facilidade que um aplicativo traz.

Agora, um exemplo de um grande impacto da transformação digital que não é preciso um ser humano para operar?

Caixas eletrônicos! Estão no nosso dia a dia, mas nunca pensamos no quanto isso é moderno.

Você não precisa de um operador para entender e realizar as demandas que chegam pela máquina: ela simplesmente sabe o que deve fazer e atende o cliente de maneira prática e rápida.

E, além de todos estes citados acima, agora está em alta a realidade virtual, como falamos no artigo sobre a internet das coisas.

Com tecnologias cada vez mais avançadas, a cada dia que passa veremos mais a inteligência artificial em nosso meio, e aprimorando o mundo dos negócios!

Transforme sua estratégia agora

A transformação digital não se enquadra apenas a empresas de TI, não se engane!

A digitalização de processos precisa fazer parte de todas as áreas de uma organização para alcançarmos a transformação completa.

Não se trata apenas de ter a tecnologia como um meio de interação entre cliente e empresa, mas também, um meio de solucionar problemas e facilitar vidas!

Por Beatriz Paradela