Dicas de Como Ser uma Pessoa Produtiva

pessoa preocupada

Fazer muita coisa ao mesmo tempo é meramente a oportunidade de estragar mais de uma coisa ao mesmo tempo.” – Steve Uzzell

Quando falamos sobre produtividade, uma coisa se destaca diante de tantas dicas de como produzir bem e gastar menos tempo: fazer uma coisa só.

Diversas empresas de muito sucesso sempre têm UM produto ou serviço pelo qual são mais conhecidas ou que lhes rendem mais dinheiro. Um só. Não se preocupam em fazer todos os produtos terem seu auge de vendas como esse principal, pois este único produto consegue trazer público para a empresa, pra ele mesmo e para todos os outros produtos.

Alguns exemplos clássicos:

iphone applestarbucks

O grande problema do improdutivo, muitas vezes, é desejar fazer de tudo em vez de focar em uma coisa só.

 

9 Dicas de Como ser uma Pessoa Produtiva

Em uma escala de 1 a 10, o quanto você se avalia uma pessoa produtiva?

Pense e se autoavalie neste momento. Aí vão algumas dicas de como ser mais produtivo e render mais em menos tempo:

Dê prioridade ao difícil:

Você não pode deixar que tarefas difíceis o condicionem ao final de um dia de trabalho.

Dê prioridade ao que é difícil e elimine, para que assim as fáceis possam ser terminadas de forma mais leve e você não corra o risco de procrastinar.

Identifique seu horário mais produtivo:

Cada um de nós tem um período do dia no qual é mais produtivo. Alguns pela manhã, outros à tarde, e até mesmo à noite ou na madrugada. Veja qual é o seu período mais produtivo e destine para esses horários as tarefas mais difíceis! Dessa forma, as tarefas mais complexas serão resolvidas de forma mais produtiva e as mais fáceis ficam para o período mais leve do dia.

Faça uma coisa de cada vez:

Fazer duas coisas ao mesmo tempo é não fazer nenhuma delas.” – Publilius Syrus

As tarefas que exigem um nível mais alto de concentração devem ser realizadas uma de cada vez e serem terminadas antes de começar uma próxima tarefa. Dessa forma, o foco nas tarefas será maior, aumentando assim a qualidade e diminuindo o tempo para realizá-las.

Tenha intervalos:

É bobeira achar que é produtivo trabalhar direto sem parar um pouco para o “cérebro respirar”. Sem uma pausa de pelo menos 15 minutos a cada 2 horas corridas de trabalho, sua mente fica sobrecarregada, não consegue produzir o quanto deve e o que produz vai perdendo a qualidade. Mente cansada é igual a desempenho comprometido.

Não procrastine:

A ideia de deixar para depois alguma tarefa por cansaço, preguiça ou dificuldade é péssima, pois resulta em acúmulo de tarefas, além de virar um hábito. Para evitar que você faça isso, basta diariamente mentalizar quantas coisas você poderia ter realizado se não tivesse procrastinado. Com o tempo, exercitando o ato de não procrastinar, logo virará um hábito e sua produtividade aumentará consideravelmente!

Organização é a chave:

Manter tudo organizado faz com que as tarefas sejam identificadas e realizadas de maneira mais prática. Organize seus documentos e segmente pastas de acordo com o tipo de tarefa que você realiza, de forma que fique mais fácil acessar algo com rapidez. Analise o nível de organização física e digital que você possui e procure aprimorar cada dia mais.

Elimine distrações:

Pesquisadores estimam que os trabalhadores são interrompidos a cada 11 minutos e, no fim, perdem quase um terço do dia recobrando-se dessas distrações. Redes sociais, conversas paralelas, celular e outros desperdiçadores de tempo podem ser tirados de perto antes de começar a trabalhar. Tente achar o seu modo de se concentrar o máximo que puder. Seja comprando um bom fone de ouvido para colocar uma música que ajude na sua concentração ou até mesmo conversando com seus colegas de trabalho para não o interromperem.

Torne seu trabalho divertido:

Encontre uma forma mais agradável e divertida de executar suas tarefas e você verá como o trabalho ficará muito mais legal e leve de ser realizado! Dedique um pouco do seu tempo para pensar em como fazer as tarefas mais complicadas serem motivadoras e surpreenda-se com os resultados!

Tire férias:

Depois de um ano inteiro colocando estas dicas em prática é normal ficar cansado física e mentalmente, afinal, ninguém é de ferro. Chega uma hora em que o desempenho fica seriamente comprometido e é preciso um tempo para se desligar de tudo, por isso, tire férias! Esta será a sua recompensa por todo o esforço feito durante determinado período. E assim, quando voltar, estará com as energias recarregadas para arregaçar as mangas e começar tudo de novo e bem melhor!

post it sob a mesa

 

Por fim, dicas são apenas palavras em um artigo se não forem praticadas. Comece hoje mesmo mentalizando o que o tem impedido de ser mais produtivo, anote, execute estas dicas diariamente e observe os resultados surgirem! Força e dedicação serão necessárias. Boa sorte nesta nova jornada produtiva!

 

 

 

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *