Vamos falar sobre design? Do ponto de vista prático mesmo. É um conceito básico e fundamental para uma boa experiência do usuário, e na estética também. Mas é muito mais do que beleza, visto que ele tem um objetivo. Continue lendo e saiba mais sobre esse conceito tão importante!

O que é design?

É a combinação de arte, estética, comunicação, usabilidade e tecnologia. Mas não pode ser definido apenas por um desses, pois é um conjunto. E a sua diferença principal é o objetivo que possui: conseguir que as pessoas façam alguma coisa. É bonito, mas não tem uma boa usabilidade? Então não é design.

Como saber se cumpriu seu objetivo?

A melhor forma de avaliar um design é testar. Então não se deixe levar apenas pela estética, mas teste, corrija o que houver de errado, teste novamente, e quando estiver ok… missão cumprida!

A melhor forma de fazer isso é pela tentativa e erro. Pois esse é o quesito fundamental para aprovar um bom design. O processo é essencial para organização do projeto, mas tudo ganha o valor real quando você coloca as coisas no ar e os usuários estão de fato testando.

O processo ideal

A melhor forma para definir um bom design é quando você pode dividir o processo em partes pequenas, construir essas partes, testar com usuários, ver se as pessoas estão gostando, e então, a partir desse aprendizado, tomar decisões sobre essa interface e das próximas que virão.

Essa forma interativa deveria fazer parte de todo o projeto, e não ser deixado apenas para o final.

Você gosta de design? Quer aprender? Então saiba que um bom designer é aquele que tem conhecimento técnico e cria um bom processo interativo de aprendizado!

VEJA O VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE DESIGN:

Por Beatriz Paradela