Curso Avançado Dominando o Terminal para Programadores

O vídeo 2 estará disponível na terça-feira, ao meio dia.

O vídeo 3 estará disponível na quarta-feira, ao meio dia.

O vídeo 4 estará disponível na quinta-feira, ao meio dia.

Explore todo o potencial do Linux. Aprenda a trabalhar com, e integrar, git, ssh (rsync, sftp, etc.), NodeJS, mongodb, nginx, Apache, MySQL e uma porção de outros servidores úteis. Aprenda a gerenciar processos e permissões, automatizar tarefas agendadas, backups e migrações de dados. Saiba como construir um monitor de sites, um servidor de estáticos e um servidor espelho automatizado, um servidor de conversão de vídeos e redimensionamento de imagens. Aprenda a tratar arquivos texto no terminal com grep, sed, cut, wc e etc. Saiba como usar o AWS Elastic Beanstalk para hospedar seus sites com escalabilidade dinâmica. Faça o Linux trabalhar por você.

Por que estamos oferecendo esse curso?

Durante os últimos anos eu tenho ensinado milhares de técnicos, programadores e webdesigners a ser mais produtivos. Treinei equipes inteiras de empresas como iG, Terra, Yahoo!, Locaweb, Magazine Luíza e Editora Abril. Além disso, tenho sido chamado para palestrar em grandes eventos técnicos em todas as regiões do Brasil.

Mas sinto que o Brasil (e provavelmente o mundo) tem uma carência enorme de conhecimento em Linux. Dois de cada três sites na Internet estão hospedados em Linux ou algum outro sistema operacional baseado em Unix. Temos sentido, tanto entre os alunos da Visie quanto no mercado em geral, um grande interesse dos programadores em aprender os segredos do terminal do Linux. É uma ferramenta fantástica de automatização de tarefas, capaz de fazer seu computador trabalhar por você, além de ser essencial para que você possa tirar o melhor do seu servidor, de suas aplicações e, principalmente, da maioria dos ambientes de Cloud Computing disponíveis hoje. E também é a porta de entrada para uma série de novos conhecimentos e, inclusive, para um novo jeito de pensar.

Por que você deve dominar o terminal?

Eu comecei minha carreira como programador Windows. Como todo usuário experiente de Windows, eu dominava uma porção de truques avançados do próprio Windows e de seus programas. Foi nessa época que comecei a estudar Linux. Um dia meu chefe na época apareceu com uma tarefa desafiadora para mim. Todos os dias chegava, no mesmo horário, um CD com imagens vindas das filiais. Sim, em CD, naquela época fazer esse tipo de coisa pela Internet ainda era muito lento. E essas imagens deviam ser preparadas para publicação no site. Não era uma tarefa complexa, precisava basicamente redimensionar as imagens e copiá-las para a pasta certa através de um programa de FTP.

Eu resolvi o problema usando um recurso do Photoshop para processamento em lote, o chamado “batch”. Criei uma action no Photoshop para ser executada em batch e, todos os dias, quando o CD chegava, eu copiava o conteúdo para uma determinada pasta, abria o Photoshop, executava o processamento em lote e aguardava o Photoshop terminar. Ao final, abria um programa de FTP e copiava os arquivos para o servidor do site.

Era uma tarefa enfadonha, repetitiva e aquilo começou a me deixar desanimado. Eu passava as tardes me sentindo mal, antecipando o momento em que eu teria que parar meu trabalho para copiar as imagens e ficar olhando o Photoshop trabalhar.

Felizmente, foi nessa época que eu comecei a aprender Linux. E com um bocado de estudo e um pouco de esforço cheguei a uma sequência de comandos que resolvia o problema:

cd imagens_filiais/entrada
for i in *.jpg;do
  convert -thumbnail 300x300 $i $i
done
mv entrada `date +%Y%m%d`
cd ..
rsync -razv . servidor:imagens_filiais/

Pronto. Salvei isso num shell script e passei a economizar algumas horas por semana. Nós, programadores, passamos todo o nosso tempo automatizando as tarefas dos nossos clientes, tornando os sistemas cada vez mais inteligentes, reduzindo a necessidade de trabalho manual. Mas muitas vezes deixamos de fazer isso para o nosso próprio trabalho. Cansei de ver programadores fazendo tarefas repetitivas como a minha: gerar dumps usando PHPMyAdmin, fazer deploy por FTP, etc.

Por quê? Por que achamos importante aprender Java, PHP, SQL, Javascript ou NodeJS, mas desprezamos o sistema onde essas coisas todas rodam? Por que continuar a trabalhar dependendo de interfaces gráficas, impossíveis de automatizar, como se fôssemos iniciantes em computação?

Por que você deveria se inscrever para esse curso agora?

Porque a inscrição só vai estar disponível até esta quinta-feira, dia 18, às 23h59. Precisamos fechar a turma com um rigoroso planejamento, para ter a certeza de que poderemos atender a todos os que se inscreverem de maneira exemplar. Por isso não vamos aceitar inscrições para o curso após o horário de fechamento, para garantir uma experiência de treinamento excepcional, com conteúdo fantástico e resposta para suas dúvidas.

Nós temos tanta certeza que você vai gostar do curso que, para que você tenha certeza ao se inscrever, oferecemos a exclusiva garantia completa: se você, por qualquer motivo, não estiver satisfeito com o que aprendeu, durante os primeiros 30 dias de treinamento você pode simplesmente escrever para a gente e obter seu dinheiro de volta. Todo o seu dinheiro de volta, sem letras miúdas, sem perguntas, sem complicação, basta mandar um e-mail.

Para quem é esse curso?

O curso é para programadores que usam Linux de alguma maneira em sua infraestrutura. Se você programa em PHP, Python ou Ruby, por exemplo, com certeza esse treinamento vai mudar o jeito como você olha para o seu trabalho. Mesmo que você não use Linux em seu Desktop, se hospeda em Linux, esse treinamento vai revolucionar seu trabalho.

Perguntas frequentes

Não sou programador, posso assistir o curso?

Pode, mas nós não recomendamos. Esse não é um curso para administradores de rede. Também não é um curso para iniciantes em computação. Se você não é um programador, vai ter bastante dificuldade em entender algumas coisas e boa parte do conteúdo não vai ser útil para você.

Sou programador, mas não tenho experiência em Linux, posso assistir o curso?

Pode, claro. Você vai aproveitar muito! Só cuide de tirar um tempo para assistir primeiro ao treinamento gratuito, antes de assistir à primeira aula do avançado.

O que vamos aprender de configuração de servidores?

No curso, vamos falar um pouco sobre gestão de servidores sim, mas voltada apenas para web. Você vai aprender a construir do zero um servidor com Apache ou Nginx, MySQL, PHP, UWSGI (para linguagens como Python, por exemplo), etc. Vai aprender como lidar com a estrutura de DNS, mas usando o serviço de um hosting que ofereça o gerenciamento de DNS. Não vai aprender coisas como configurar um servidor de e-mails ou LDAP, por exemplo.

Teremos certificado?

Sim! Você vai ter uma URL única e exclusiva no domínio da Visie, válida por cinco anos, que garante que seu certificado é válido. Você pode imprimir seu certificado a partir dessa URL, e pode também incluir a URL em seu currículo, o que garante ao seu futuro contratador a validade do certificado.

Por que não ensinar a configurar servidores de DNS?

Nós pensamos bastante nisso. Manter uma estrutura de DNS segura é muito complicado. Ao mesmo tempo, há uma porção de fornecedores de DNS dinâmico, com excelentes painéis de controle, seguros e muito baratos por aí. Por isso, nós achamos que o tempo que gastaríamos ensinando a manter uma estrutura de DNS segura será melhor aproveitado ensinando outras coisas. Nós vamos ensinar o básico da teoria por trás do serviços de DNS, mas é só isso. Nós realmente acreditamos que, a não ser que você vá manter um provedor, você não deveria gastar seu tempo em manter sua própria estrutura de servidores DNS.

Posso parcelar?

Sim. Direto com o PagSeguro. A quantidade de parcelas vai depender do seu cartão. Em 12 vezes, 15, em alguns cartões até 18 vezes!

Vocês vão vender apenas os vídeos depois?

DE JEITO NENHUM! Não faz o menor sentido ter os vídeos sem o resto todo, incluindo participar de nossa comunidade e poder interagir conosco.

Quando vai ter outra turma?

Com certeza, não mais esse ano. No ano que vem, talvez no segundo trimestre. Mas ainda não sabemos data, muito menos condições. Temos quase certeza de que não conseguiremos manter o mesmo preço.

Depoimentos

Depoimento do curso vcamaralAcabei de assistir e achei essa segunda parte simplesmente excepcional. Entendi o funcionamento de várias coisas simples que fazia apenas por fazer e não entendia realmente o que se passava por trás no processo de execução dos comandos… Meus parabéns! Sensacional!!! Vinícius Amaral

Depoimento do curso leonardonascimentoFala Elcio! Parabéns mais uma vez pelo treinamento, vou fazer o máximo possível para adquirir o avançado quando for publicado. Posso dizer que foi uma experiência e tanto, depois do treinamento passei a usar mais o terminal de forma inteligente no intuito de ajudar a melhorar meu workflow de tarefas. Muito phoda imagina o avançado como vai ser! Leonardo Nascimento

Depoimento do curso Gostei muito da didática, consegui absorver a informação passada com facilidade e acho que seria muito interessante um treinamento mais profundo em Linux. Trabalho com programação em PHP e com certeza saber Linux é uma agregação de valor muito importante. Parabéns, espero que seja o primeiro de muitos! André Felipe Souza

Depoimento do curso tiagofingerPrimeiramente queria te parabenizar sobre os vídeos e trabalhos em geral, sou admirador e cliente da Visie, todo o conteúdo produzido por vocês é de um primor sem igual. Trabalho como desenvolvedor PHP desde 2006 e todo o conteúdo de vocês me ajudam muito no meu desenvolvimento profissional. Estou mandando este e-mail para agradecer e incentivar que continuem fazendo os vídeos que são muito instrutivos.Tiago Finger

Depoimento do curso bastardigkAchei a forma que desenvolveu esse vídeo bem interessante, prático e objetivo, sem muita balela, o que acho ótimo pois tem uns cursos por aí que os instrutores ficam de muito blábláblá. Por essa primeira aula vejo que aprenderei bem mais no decorrer do curso. Parabéns pela iniciativa e fico no aguardo das próximas aulas. Bastardi GK

Depoimento do curso GiovaniParabéns, foi tudo muito bem explicado e consegui entender todos os comandos sem dificuldade. Particularmente prefiro esse formato informal, pois não fica aquela aula chata que depois de 10 minutos a gente já está cansado de ouvir. Espero que continue com os vídeos. Giovani de Lima Xavier

Depoimento do curo BruceBoa a iniciativa, precisamos de mais conteúdo de qualidade sobre software livre em nossa lingua, pelo menos para acabar com a desculpa dos preguiçosos. Estou divulgando entre meus amigos desenvolvedores que estão migrando do windows para uma distro linux. Sucesso em seu trabalho! Bruce Emmanuel Sueira

Depoimento do curso rafaelfmsAcho muito interessante esta forma de curso. Gostei do anterior e imagino gostar deste. Este espaço de tempo nos permite uma fixação boa. Parabéns pela iniciativa. Rafael França

Depoimento do curso robertodebarbaOs videos estão excelentes. Você fala muito bem. Estou ansioso por mais aulas de Linux. Agradeço pelo material. Roberto Luiz Debarba

Depoimento do curso flavioO curso é muito bom e você muito simpático … alegria é tudo na didática! Flavio Lichtenstein

Depoimento do curso derickMuito bom todo o curso! Tanto o curso quanto o tratamento e distribuição do material. Fico no aguardo dos próximos cursos. Parabéns e obrigado! 😉 Derick Lemos

Depoimento do curso duarteAs vídeo aulas da Visie são ótimas. Ontem terminei de assistir as quatro aulas do curso terminal Linux – Excelente! Recentemente encontrei o canal da Visie no youtube. Ótimos vídeos! Ajuda muito a dar sentido a toda esta sopa de letrinhas emaranhadas nesta teia (web…rs). Vc é como um tipo de “mito” para Internet brasileira. Parabéns!Gabriel Duarte

Depoimento do curso marlongbioQuero parabeniza-lo, está excelente, com certeza muito didádita, e quanto as brincadeiras, está ótimo! É bem difícil assistir aulas enfadonhas. Ainda mais sobre linux, que infelizmente para muitos ainda é um bicho de sete cabeças. Vou encaminhar para algumas pessoas o treinamento!! Parabéns! Márlon Grégori

Depoimento do curso Ótima videoaula, muito bem explicada e didática, achei bem interessante essa proposta e torço para que dê tudo certo no lançamento de novas Raphael Henrique

Depoimento do curso eliseuCara, muito bom essas vídeo aulas, gostaria que tivesse mais de 4 pois é muito bom e bem humorado, meus parabéns nota 10! Eliseu Lucena

Depoimento do curso jonassousaMuito bom o curso, fiquei fascinado com o poder heheeh já repassei pra vários amigos. Jonas Sousa

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *