Já parou para pensar por que as pessoas têm medo de contratar desenvolvimento de software? Por que isso acontece? Software é algo abstrato, difícil de produzir e de se imaginar. Assista ao vídeo, continue lendo o artigo e veja como um projeto de software deve ser guiado!

Por que as pessoas têm medo de contratar desenvolvimento de software? 

O mercado de software sempre assusta as pessoas, além dos desenvolvedores ficaram com má fama.

Isso porque construir software não é nada fácil. É preciso muito estudo, é caro, e muitas vezes dá errado. 

Toda vez que um software é desenvolvido é praticamente impossível de 100% dos detalhes sair como planejado. 

Por isso, desenvolvimento de software precisa ser interativo! E junto com interatividade, é preciso uma comunicação clara e sincera do desenvolvedor com o cliente, para que tudo seja esclarecido em relação ao projeto, antes e durante a produção.

O desenvolvedor sincero

Um desenvolvedor que é realmente sincero não deve prever soluções definitivas em um projeto de desenvolvimento de software.

Se você vê séries de médico, com certeza já viu um cirurgião dizer ao residente “nunca prometa melhora do paciente para os familiares e para o mesmo”. Isso porque TUDO PODE ACONTECER.

E com softwares é a mesma coisa!

Primeiramente tudo é “certeza”, os processos estão desenhados e tudo parece perfeito, mas na hora de executar é preciso testes, e em testes se identifica erros, e erros a gente corrige. Na programação e na vida.

Portanto, um software nunca será 100% aquilo que foi pensado no começo, o que não significa que ele ficará ruim ou dará totalmente errado, mas sim que ele vai mudar pra melhor porque testes foram feitos e os defeitos identificados foram reparados.

Permita que seu desenvolvedor seja sincero para que o projeto ocorra da maneira ideal.

Não demore pra mudar de rota 

Então, após entender o porquê do medo que as pessoas possuem de contratar esse tipo de projeto, esteja ciente que não é preciso demorar para mudar a rota! 

Sabe quando alguém que dirige muito bem, é orgulhoso, e quando tá perdido não quer fazer perguntas? 

A pessoa acaba indo pelo caminho que bem entende. Acontece que quanto mais ela insiste, mais se desvia de onde está.

Assim, também, acontece em projetos de softwares. 

Você tem um plano, desenhou tudo, mas as coisas começam a dar errado. E em vez de perguntar por onde é o caminho e rever o plano, começam a discutir porque o plano não está sendo seguido.

Isso é perda de tempo, e tempo é dinheiro!

Se o que está errado é o plano, porque em desenvolvimento de software não se tem certeza de tudo, mude de rota. 

Busque caminhos melhores de acordo com os testes, e desconfie de quem dá certeza de cada detalhe e quer aprovar tudo antes de construir. Isso não funciona!

Como contratar desenvolvimento de software que funcione? 

Acompanhe nosso canal no YouTube e fique ligado, pois no próximo vídeo vamos ver  sobre MVP.

Nele o Elcio vai falar sobre como fazer o desenvolvimento de software ser interativo, e como colocar em prática um projeto que gere menos prejuízos e seja mais eficaz!

Confira o canal da Visie no Youtube: https://www.youtube.com/c/VisieBr 

Por Beatriz Paradela