Você já deve ter ouvido falar aqui que o conteúdo é rei, certo? Então, se deseja se posicionar nessa rede social, deve estar se perguntando como criar um conteúdo para Instagram que assuma o trono em sua rede social.

Acontece que isso envolve mais do que fotos bonitinhas e bem editadas. Envolve estratégia!

Por isso, criar conteúdo de qualidade para o Instagram abrange muito conhecimento e testes.

Então, queremos te mostrar o caminho das pedras para isso. Portanto, se quer saber qual é, leia o restante do artigo e confira!

Já parou para observar o feed do Instagram? 

Atualmente os conteúdos são muito rotativos.

Quando você vê determinado post, se sai do aplicativo por 1 minuto para realizar outra atividade, logo quando volta outros posts terão tomado lugar no topo.

Contudo, sejam fotos de amigos, anúncios, posts orgânicos de marcas que você segue; todos eles possuem um porquê de estarem aparecendo primeiro: o algoritmo do Instagram! 

Consequentemente ele determina, com uma série de regras, o que vai aparecer em primeiro para você, tanto no feed quanto no stories!

Mas, o conteúdo que produz, além de estar de acordo com os algoritmos, deve ser guiado por algumas coisas antes de ser produzido: público-alvo, objetivo e estratégia. 

Portanto, estude seu público, entenda o objetivo de estar no Instagram, e trace uma estratégia repleta de testes!

Ideias de conteúdo para Instagram

  • Use hashtags: o excesso pode ser ruim, mas o uso é essencial! Assim, analise quais são eficazes para o seu negócio e o conteúdo que está postando, e use apenas essas. Evite o uso de hashtags muito abrangentes, para sua postagem ser encontrada por quem realmente se interessa por aquele conteúdo.
  • Faça lives: transmissões ao vivo, o mais natural possível, têm virado moda! Por meio de vídeos você consegue explicar de forma mais clara sobre seus produtos/serviços, e é uma ótima forma de interagir com o público e engajar. Portanto, invista em lives de perguntas e respostas que engajam muito e também servem para tirar dúvidas e humanizar a comunicação.
  • Use e abuse dos stories: aposte em textos, vídeos, fotos, gifs, tudo que for de acordo com seu público! Esse é o lugar onde você pode considerar o “quarto de casa” do negócio. O stories é um lugar descontraído. Poste conteúdos dinâmicos, interaja com o seu target e aproveite os resultados! 
  • Enriqueça seu feed: lembra que falamos que o stories é o “quarto de casa” do seu negócio? O feed é a “sala de casa”. Tem que ser limpo e arrumado! Produza posts bonitos e com legenda informativa sempre chamando o usuário para tomar alguma ação.
  • Poste nas horas e dias certos: no seu analytics do Instagram é possível consultar, através de seus seguidores atuais, que dia e horário eles mais acessam seu perfil ou vêem seus stories e lives. Recolha esta informação e se programe para postar nos melhores dias e horários para o seu target e vai ser sucesso! 

Por fim, depois de todas essas dicas, não espere mais, gere conteúdo rico no Instagram e tenha uma presença online relevante

Falando em presença online…

Então, se você deseja saber mais sobre visibilidade online e descobrir como ter uma presença online que vende, baixe agora o e-book e aprenda a turbinar seu negócio através de boas estratégias digitais!

Clique aqui para fazer o download!

Por Beatriz Paradela