Hoje vamos falar sobre teste AB, uma técnica muito utilizada para aumentar as taxas de conversão, principalmente em lojas virtuais.

Imagine a seguinte situação: Você tem uma loja de calçados e suas vendas estão crescendo a todo vapor. Empolgado com os resultados, você resolve expandir seus negócios para o mundo online através de uma loja virtual. Você participa de todo projeto, aprova textos, imagens, layout e depois de algum tempo chega o grande dia: seu e-commerce vai para o ar.

Você investe na divulgação e depois de algum tempo vê os primeiros resultados: os acessos em sua loja virtual estão cada vez maiores e com isso você prevê que suas vendas serão um sucesso. Porém, alguns meses se passam e você percebe que existe algo errado. Suas vendas, comparadas ao tráfego de visitantes, não estão indo tão bem quanto você imaginava. Com o intuito de verificar o que pode estar acontecendo, você começa a analisar o relatório de acesso das páginas do seu e-commerce e percebe que, do total de pessoas que selecionam algum produto para compra, 83% abandonam o carrinho antes de finalizar o pedido.

Você não entende o motivo e começa a pensar em várias possibilidades: o frete ou preço do produto está muito alto, o formulário de dados é muito extenso, existe algum link na página que desvia o cliente para fora do site etc. Afinal, qual será a verdadeira razão?

Então, você resolve entrar em contato com uma empresa que desenvolve e-commerces e recebe o seguinte diagnóstico: o botão de pagamento estava mal posicionado, no final da página, o que dificultava sua localização pelos clientes. A solução que lhe é sugerida é muito simples: fazer um teste AB, posicionando o botão de pagamento do lado esquerdo central da página.

Por incrível que pareça, esta única alteração aumenta consideravelmente suas taxas de conversão: depois de três semanas de teste suas vendas começam a subir e em um ano seu e-commerce registra um crescimento de 20% no volume total de vendas.

Esta foi apenas uma história para ilustrar como a aplicação do teste AB pode aprimorar a eficácia da comunicação e aumentar o número de vendas em uma loja virtual.

Afinal, o que é teste AB e como ele funciona?

O nome já diz tudo. Teste AB nada mais é que disponibilizar duas versões de uma mesma página para uma amostragem equivalente de visitantes, a fim de verificar qual delas apresenta um melhor resultado. O ideal é que os testes comecem a ser aplicados sempre onde se verifica gargalos, como no exemplo acima, o abandono do carrinho de compras em um e-commerce.

Para otimizar os resultados, selecionamos algumas dicas que você pode utilizar na sua aplicação.

Faça testes separados: Atente-se ao número de alterações a serem feitas. Muitas vezes, quando temos uma campanha ou um site que não nos dá o retorno esperado, a nossa primeira opção é renovar completamente tudo que está sendo apresentado. Em raras exceções isso é o mais indicado, pois muitas vezes a simples troca de um item pode mudar bastante os resultados de suas conversões.

Defina um objetivo de cada vez: Achando que vai economizar tempo, muitas pessoas resolvem testar várias coisas ao mesmo tempo. Mudam a cor do botão, posicionamento, o título da página e no final acabam tendo resultados inconclusivos, sem saber exatamente o que fez a diferença.

Não seja apressado: Dê tempo ao tempo, pois mais importante do que ter uma versão vencedora, é ter resultados que reflitam a verdade. Para isso, estabeleça um tempo razoável para aplicar o teste AB e nunca faça em datas comemorativas ou sazonais, pois isso pode influenciar nos resultados.

Tenha um número de acessos significativo: Para que seu teste AB tenha um resultado proveitoso e confiável é preciso ter certeza que um número razoável de pessoas puderam ver tanto a versão A quanto a versão B do seu teste. Isso proporcionará a você resultados mais consistentes.

Testes AB podem ser aplicados em diferentes elementos, como layout, campanhas de e-mail marketing, formulários e menu. Quanto maior o número de testes que você realizar, mais aprofundado será seu conhecimento de como os usuários pensam e se comportam na internet.

Recentemente, o Google Analytics lançou uma ferramenta gratuita para realização de teste AB, a Analytics Content Experiments, que pode ser utilizada para qualquer tipo de site. A ferramenta é bem fácil de usar. Você pode desenvolver várias versões de uma mesma página e mostrá-la para diferentes usuários. Através de uma meta preestabelecida, a ferramenta irá analisar qual página teve um maior número de conversões e qual foi a porcentagem de ganho em relação à original.

Está na dúvida entre uma abordagem e outra? Pare de usar o “achômetro” e faça um teste AB! Afinal, ele pode trazer bons resultados sem grandes investimentos, sendo um excelente aliado para o sucesso dos seus negócios.