Como melhorar suas taxas de conversão com teste AB

teste AB

Hoje vamos falar sobre teste AB, uma técnica muito utilizada para aumentar as taxas de conversão, principalmente em lojas virtuais.

Imagine a seguinte situação: Você tem uma loja de calçados e suas vendas estão crescendo a todo vapor. Empolgado com os resultados, você resolve expandir seus negócios para o mundo online através de uma loja virtual. Você participa de todo projeto, aprova textos, imagens, layout e depois de algum tempo chega o grande dia: seu e-commerce vai para o ar.

Você investe na divulgação e depois de algum tempo vê os primeiros resultados: os acessos em sua loja virtual estão cada vez maiores e com isso você prevê que suas vendas serão um sucesso. Porém, alguns meses se passam e você percebe que existe algo errado. Suas vendas, comparadas ao tráfego de visitantes, não estão indo tão bem quanto você imaginava. Com o intuito de verificar o que pode estar acontecendo, você começa a analisar o relatório de acesso das páginas do seu e-commerce e percebe que, do total de pessoas que selecionam algum produto para compra, 83% abandonam o carrinho antes de finalizar o pedido.

Você não entende o motivo e começa a pensar em várias possibilidades: o frete ou preço do produto está muito alto, o formulário de dados é muito extenso, existe algum link na página que desvia o cliente para fora do site etc. Afinal, qual será a verdadeira razão?

Então, você resolve entrar em contato com uma empresa que desenvolve e-commerces e recebe o seguinte diagnóstico: o botão de pagamento estava mal posicionado, no final da página, o que dificultava sua localização pelos clientes. A solução que lhe é sugerida é muito simples: fazer um teste AB, posicionando o botão de pagamento do lado esquerdo central da página.

Por incrível que pareça, esta única alteração aumenta consideravelmente suas taxas de conversão: depois de três semanas de teste suas vendas começam a subir e em um ano seu e-commerce registra um crescimento de 20% no volume total de vendas.

Esta foi apenas uma história para ilustrar como a aplicação do teste AB pode aprimorar a eficácia da comunicação e aumentar o número de vendas em uma loja virtual.

Afinal, o que é teste AB e como ele funciona?

O nome já diz tudo. Teste AB nada mais é que disponibilizar duas versões de uma mesma página para uma amostragem equivalente de visitantes, a fim de verificar qual delas apresenta um melhor resultado. O ideal é que os testes comecem a ser aplicados sempre onde se verifica gargalos, como no exemplo acima, o abandono do carrinho de compras em um e-commerce.

Para otimizar os resultados, selecionamos algumas dicas que você pode utilizar na sua aplicação.

Faça testes separados: Atente-se ao número de alterações a serem feitas. Muitas vezes, quando temos uma campanha ou um site que não nos dá o retorno esperado, a nossa primeira opção é renovar completamente tudo que está sendo apresentado. Em raras exceções isso é o mais indicado, pois muitas vezes a simples troca de um item pode mudar bastante os resultados de suas conversões.

Defina um objetivo de cada vez: Achando que vai economizar tempo, muitas pessoas resolvem testar várias coisas ao mesmo tempo. Mudam a cor do botão, posicionamento, o título da página e no final acabam tendo resultados inconclusivos, sem saber exatamente o que fez a diferença.

Não seja apressado: Dê tempo ao tempo, pois mais importante do que ter uma versão vencedora, é ter resultados que reflitam a verdade. Para isso, estabeleça um tempo razoável para aplicar o teste AB e nunca faça em datas comemorativas ou sazonais, pois isso pode influenciar nos resultados.

Tenha um número de acessos significativo: Para que seu teste AB tenha um resultado proveitoso e confiável é preciso ter certeza que um número razoável de pessoas puderam ver tanto a versão A quanto a versão B do seu teste. Isso proporcionará a você resultados mais consistentes.

Testes AB podem ser aplicados em diferentes elementos, como layout, campanhas de e-mail marketing, formulários e menu. Quanto maior o número de testes que você realizar, mais aprofundado será seu conhecimento de como os usuários pensam e se comportam na internet.

Recentemente, o Google Analytics lançou uma ferramenta gratuita para realização de teste AB, a Analytics Content Experiments, que pode ser utilizada para qualquer tipo de site. A ferramenta é bem fácil de usar. Você pode desenvolver várias versões de uma mesma página e mostrá-la para diferentes usuários. Através de uma meta preestabelecida, a ferramenta irá analisar qual página teve um maior número de conversões e qual foi a porcentagem de ganho em relação à original.

Está na dúvida entre uma abordagem e outra? Pare de usar o “achômetro” e faça um teste AB! Afinal, ele pode trazer bons resultados sem grandes investimentos, sendo um excelente aliado para o sucesso dos seus negócios.

2 comentários sobre “Como melhorar suas taxas de conversão com teste AB”

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