Como Funciona a Jornada do Consumidor?

Antigamente as pessoas assistiam a uma propaganda na TV e logo iam na loja para adquirir o produto. Já hoje existem várias outras etapas antes da compra ser efetuada. Por isso é preciso ter em mente que o comportamento do consumidor muda a todo instante. Leia e entenda como funciona a jornada do consumidor!

O que é a Jornada do Consumidor?

São os passos pelos quais a maioria das pessoas passam até chegar na decisão de compra. Passos importantes que você precisa considerar ao pensar em uma estratégia de vendas com objetivo de atrair e captar novos clientes para o seu negócio.

Como Funciona?

Para entender a jornada do consumidor é preciso, primeiramente, conhecer o perfil das pessoas que costumam adquirir seus produtos e serviços. E depois, conhecer cada uma das etapas:

– Consciência: É o primeiro passo que começa com a constatação de um problema.
É a etapa em que o consumidor precisa saber qual sua dificuldade e o que ele deve pesquisar para se informar e não errar na hora da decisão, quais as opções e que tipo de perguntas ele precisa fazer pra comprar um boa cama, por exemplo.

É aí onde seu negócio entra: ajude o seu consumidor a comprar certo, diga a ele que é preciso medir o quarto, recomende o tanto de espaço que é ideal para ter ao redor da cama pra que dê para abrir a porta do guarda-roupa sem aperto, tudo isso. Porque mesmo que você venda uma cama menor, ele ficará satisfeito e é isso que importa. Sendo assim, quando ele precisar de novo, ele vai lembrar do quão bem foi atendido e vai voltar.

– Interesse: Nesta etapa o consumidor já sabe qual é o seu problema e entendeu as possíveis soluções para isso. E é quando o seu negócio direciona a pessoa para a venda, com conteúdos que mostrem as vantagens e porque vai valer a pena essa compra, para que ele considere a ação final.

– Consideração: É quando o cliente já identificou o problema, achou a solução e, após ser muito bem convencido de que ele tomará uma boa decisão, considera a conversão. Seu negócio tem como missão, agora, persuadir o consumidor de que essa é a escolha ideal para solucionar o problema dele. Fale sobre preço, vantagens e benefícios que ele terá ao ir para a conversão.

– Conversão: Esta é a fase final, que todo negócio espera que o consumidor atinja! A conversão é onde finalmente ele passará de lead para CLIENTE de fato. Mas, não para por aí não! Continue nutrindo seu cliente com bons conteúdos e promoções para que ele volte mais vezes.

Quer Entender Melhor? Vamos ao Exemplo Prático

Para que você entenda melhor a jornada do consumidor, vamos tomar como exemplo que você seja dono de uma empresa de desenvolvimento web (tipo a Visie) que faz sites, softwares e dá treinamentos. Vamos supor que você criou suas buyers personas e identificou que uma das suas personas é o Douglas, 30 anos, que adora programar e quer um estágio em uma empresa de tecnologia.

Douglas, dependendo do estágio em que ele se encontra, terá os seguintes pensamentos:

Etapa de consciência: “Estou sem um emprego e preciso saber como posso encontrar um estágio em minha área…Por onde começo?”

Etapa do interesse: “Bom, como preciso de um emprego na área de programação e não sei muito sobre Python, devo me especializar na área antes de distribuir currículos… Vi que a empresa Visie dá treinamentos sobre Python… interessante!”

Etapa da consideração: “Antes de sair distribuindo currículos vou me especializar um pouco mais. Quero fazer treinamentos na Visie.”

Etapa da conversão: “Hoje mesmo comprarei um treinamento para engajar minha vida profissional!”

Conclusão

Aí vão alguns conselhos sobre o que discutimos nesse artigo:

Com o tempo o comportamento do consumidor mudou MUITO, portanto, não tente fechar a venda com todos os usuários que aparecem na sua loja.

Tenha um e-commerce legal, que funcione bem e vá direto ao ponto. Mas, além disso, é preciso pensar em estratégia para a pessoa que não está no momento de compra.

Crie conteúdos interessantes pra gerar inspiração no consumidor! Ele precisa entender de fato porque ele deve comprar de você, e precisa desejar isso para tomar a decisão.

Cada tipo de conteúdo tem um canal que será conveniente disponibilizar em determinado passo da jornada, se atente a isso!

QUERO SABER MAIS SOBRE A JORNADA DO CONSUMIDOR! 

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