Como definir o que é uma boa interface de usuário

interface de usuário

Ultimamente falamos bastante sobre design. E tem uma parte essencial no processo de design que é a usabilidade. Então leia este artigo e descubra um padrão para você definir o que é uma boa interface de usuário!

Como avaliar uma boa interface de usuário?

Uma boa experiência de usuário se dá pela interface. Mas como avaliar isso? Uma boa interface é aquela que faz aquilo que você espera que ela faça para seus usuários. Frase confusa?

Traduzindo… Uma boa interface tem uma ótima usabilidade para o usuário. Então, além de ser bonita, coerente com a sua marca e de motivar as pessoas a comprarem, é fundamental que a interface permita que a pessoa navegue com facilidade. Ou seja, ela precisa funcionar, realmente!

Portanto, se alguém olha e se pergunta “Mas esse botão serve para quê?”, certamente tem algo errado. Porque não adianta nada atrair o seu público se, durante o acesso, essa mesma interface espanta as pessoas

Mas, como saber se a sua interface de usuário é intuitiva e se leva às pessoas ao seu objetivo final? Perguntando para as pessoas o que elas esperam que a interface faça!

Quer um exemplo? Vai desenvolver um e-commerce? Então crie um protótipo clicável e chame pessoas próximas para testarem e darem um feedback. Podem ser amigos, familiares, colegas de trabalho que não participaram desse projeto… 

Geralmente as pessoas complicam muito o teste de usabilidade, sendo que não é assim.

Porém, um teste desse consiste, simplesmente, em desenvolver algo interativo que você chame as pessoas e pergunte “E aí, o que você achou? Está bom? Você acha que foi funcional?”, fim.

Ele substitui um teste formal? Não. Mas é um teste que você pode aplicar com qualquer pessoa em 5 minutos e obter dados rápidos, o que já ajuda muito.

QUER SABER MAIS SOBRE INTERFACE DE USUÁRIO? Assista o vídeo abaixo:

Por Beatriz Paradela

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *