(Atualizado em 15/07/2019)

Para alavancar as vendas e alcançar seus objetivos nos negócios com a internet, é fundamental investir na otimização do site. Caso contrário, outras empresas sairão à frente, ainda que o seu produto ou serviço ofertado seja de qualidade superior.

Barreiras de um site não otimizado

A primeira grande barreira de um site não otimizado é não poder ser encontrado pelos buscadores, gerando um baixo tráfego. E, consequentemente, um número mínimo de conversões!

É como se o site não existisse na rede, por isso deixa de ser uma opção para quem pesquisa organicamente.

Outra dificuldade para quem busca uma posição de destaque é quando o site não é otimizado de forma adequada. Ele é avaliado pelo Google, mas não fica bem posicionado, pois não é considerado um site relevante para o usuário.

Isso acontece porque a otimização envolve não apenas o SEO interno. Ela depende do design do site (programação, arquitetura e hierarquia da informação), do conteúdo (atraente para as ferramentas de busca, acessível e relevante) e da popularidade da página (links externos).

Vantagens da otimização

Além de um site otimizado adequadamente ser encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de busca, ele possibilita uma qualidade superior da experiência do usuário durante a navegação. Pois, para ser bem classificado pelo Google, o site precisa, necessariamente, também entregar usabilidade.

Por isso a importância de começar o trabalho de otimização já na fase de desenvolvimento.

Ainda que o usuário encontre a sua empresa no Google, se o site for lento, com informações difíceis de serem encontradas ou se o usuário não conseguir visualizar direito o conteúdo no celular, certamente desistirá de acessá-lo e partirá para outra opção. Concorrência para isso é o que não falta!

Com uma otimização bem estruturada, considerando ser este um trabalho contínuo, a consequência é atrair mais tráfego de qualidade para o seu site, manter as pessoas interessadas na página por mais tempo (conforme o tipo de conteúdo) e conduzi-las à conversão.

O maior número de acessos e conversões também tornam a página mais relevante para o Google. Isso melhora ainda mais o seu posicionamento em buscas orgânicas e, consequentemente, proporciona maiores resultados para o seu negócio.

Portanto, se você tem um bom site, um produto ou serviço de qualidade e não está vendendo, certifique-se de que o seu site esteja otimizado adequadamente e verifique se ele é realmente funcional para o seu público.

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Por Joana Kerr