Coding Dojo

 
Entenda sobre esse método fantástico usado para manter os programadores em aprendizado constante e motivados em relação ao código. Assista ao vídeo abaixo, aplique essa técnica em sua empresa e observe os resultados vindo à tona!


 

Dojo? O Que É?

 
“Dojo” significa “local do caminho” ou “local de aprendizado”. Esse termo foi inspirado nas práticas dos dojos de artes marciais japonesas.

E “Coding”, você já deve saber que é código, certo? Agora, o que um tem a ver com o outro?
 

Coding Dojo: Como funciona?

 
Primeiro, escolha um problema de programação interessante, curioso e de um grau de dificuldade mais elevado, que não seja tão rápido de resolver. É um evento, então, defina de quantos em quantos dias irá ocorrer, pode ser uma noite a cada 15 dias, por exemplo. Chame os programadores todos para uma mesma sala, ligue um computador a uma TV ou projetor e apresente o problema que será resolvido por todos. Descreva-o, fale sobre a linguagem que vai ser utilizada e como você espera que seja a solução. Geralmente, para realizar o Coding Dojo, é necessário que haja um líder, que vai explicar sobre o problema e colocar um objetivo, e dois programadores, um que irá operar o computador e outro que ficará do lado ajudando, o famoso Pair Programming . Deve haver também a “plateia” que serão os que vão assistir e participar do “rodízio” para também operar a máquina. Como funciona esse rodízio?

Deve ser marcado um horário para que, depois de determinado tempo, todos troquem de função. Quem estava na cadeira de piloto vai para a plateia, quem estava como co-piloto vai para a função de piloto. Isso vai fazer com que a equipe toda passe pelos menos 2 vezes pela cadeira, até que o código tenha sido escrito pelo time todo.
 

 

Os Benefícios do Coding Dojo

 
O Coding Dojo não é feito para resolver problemas imediatos do trabalho, requer tempo e concentração de toda uma equipe. Por isso não é tão produtivo. Porém, é revelador. Mantém a equipe motivada a descobrir o problema e solucioná-lo fazendo os programadores quererem aprender mais. Dessa forma, cada um deles tem a oportunidade de aprender diversos estilos de códigos, como programar, resolução de problemas difíceis, comunicação com o parceiro de programação, e ainda é divertido!

Torne-se um programador melhor

Assim como o Coding Dojo é um ótimo método para o aprendizado coletivo e para a descoberta de novos métodos de resolução de problemas de programação, o estudo individual também é importante para ampliar o conhecimento e aprofundar-se nas técnicas aprendidas com os colegas nesse evento.

Por isso recomendamos que você acesse o Campus Online da Visie, onde disponibilizamos treinamentos sobre diversos assuntos de programação. Com essa plataforma você pode estudar online o assunto que desejar, tendo os cursos sempre disponíveis para quando quiser assistir novamente.

Aprenda de verdade, sem enrolação e com quem sabe do assunto!
 

QUERO CONHECER O CAMPUS ONLINE DA VISIE

 
 
Por Beatriz Paradela
 
 

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *