Cloud Computing e suas Vantagens

Cloud Computing e suas Vantagens

Muito se fala, hoje em dia, de cloud computing, mas este ainda é um assunto pouco entendido pela maioria das pessoas. É comum, por exemplo, encontrar quem compre um servidor virtual apresentado como cloud server, e acredite que está aproveitando os recursos do cloud. Entretanto, esse é um engano, já que o cloud computing é muito mais do que isso!

O que é Cloud Computing?

Alguns programas são muito pesados e exigem bastante de um servidor para realizar trabalhos como renderizar vídeos e atender um volume alto de pessoas baixando arquivos no site ao mesmo tempo. Para evitar a queda do sistema em função da sobrecarga ou demora excessiva, passou-se a utilizar mais de um computador para realizar as tarefas. Então um vídeo que demoraria dez horas para ser renderizado, passaria a demorar cinco, ao ser atendido por dois computadores diferentes, trabalhando como se fossem um. Assim, tornou-se possível que muitos computadores trabalhassem juntos servindo um distribuidor.

Por muitos anos isso foi feito com computadores físicos. Então comprava-se, por exemplo, mil máquinas comuns, que eram colocadas para trabalhar armazenando os mesmos arquivos, baixando os mesmos programas, para dividir o peso e produzir com mais agilidade. E questões como memória, manutenção do servidor, administração da parte logística… passaram a ser todas de responsabilidade do fornecedor.

Embora esse seja um recurso que funcione, o investimento é alto, pois uma vez tendo adquirido uma quantidade grande de computadores para atender uma alta demanda em determinados sites, fica difícil se desfazer dessa estrutura quando o tráfego está menor e já não há necessidade de tanta performance.

Foi nesse contexto que nasceu o cloud computing, que segue a mesma lógica de vários computadores atenderem uma máquina coordenadora, mas tudo isso em um ambiente virtual. Então os velhos computadores físicos, disponibilizados lado a lado em uma sala, trabalhando juntos nos mesmos projetos, foram substituídos por diversas máquinas construídas “na nuvem”, sendo comandadas por alguns poucos computadores físicos, que, além de tudo, podem ser disponibilizados geograficamente em lugares diferentes.

Essa novidade tornou possível uma série de facilidades como escalabilidade dinâmica, mobilidade, facilidade de acesso, maior segurança dos dados armazenados, além de ser uma opção ecologicamente correta.

Escalabilidade Dinâmica

Dificilmente um site vai ser muito movimentado o tempo todo. Geralmente existem momentos de pico, em função do horário ou do tipo de campanha que está sendo realizada. Se o site é preparado para atender ao volume alto que recebe nos momentos de pico, quando houver diminuição no tráfego vai ter tecnologia “sobrando” e dinheiro “sendo perdido”.

Com o cloud computing é possível aumentar ou diminuir o número de máquinas trabalhando para este site automaticamente e evitar ter que pagar pelo funcionamento de computadores que não estão sendo utilizados nestes momentos específicos.

Mobilidade e Facilidade de Acesso

Por ser uma estrutura de computação distribuída, a informação é servida ao usuário a partir de uma instância geograficamente mais próxima a ele, de maneira que a tendência é de que, devido à distância menor, o processo seja mais rápido, mais estável, mais robusto e acabe consumindo menos recursos totais. O que, consequentemente, também implica em redução de custos.

Segurança dos Dados Armazenados

Quando seus arquivos estão armazenados em computadores físicos dispostos lado a lado em uma sala, seu conteúdo fica vulnerável aos acontecimentos locais, considerando que se os computadores forem danificados por um incêndio, por exemplo, você perde toda a informação ali guardada.

Já em um ambiente virtual isso não acontece. Ainda que um computador responsável por manter esse ambiente virtual pare de funcionar, existem outros computadores em lugares diferentes mantendo essas máquinas virtuais no ar e dificilmente elas serão danificadas todas ao mesmo tempo.

O Meio Ambiente Agradece!

Quando você usa o cloud computing, você economiza energia, pois utiliza os serviços somente quando realmente necessário, e atenua o impacto ambiental causado por e-lixo, visto que as inúmeras máquinas utilizadas são construídas virtualmente e, portanto, não existem de verdade. Então, além de ser um bom negócio para o seu projeto, ao fazer uso do cloud computing você está contribuindo para um planeta mais sustentável.

Fique atento!

Como vimos, a computação na nuvem é a grande opção do momento, com diversos recursos que podem realmente facilitar a sua vida, mas fique atento ao que você realmente está adquirindo para não levar “gato por lebre”, já que nem tudo o que está na nuvem é, de fato cloud computing.

4 comentários sobre “Cloud Computing e suas Vantagens”

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *