Chatbots realmente funcionam? Você acredita na utilidade deles? Entenda o que realmente são, saiba qual nossa opinião sobre esse serviço e qual o principal problema que há neles.

 

O que são chatbots?

Chatbots são softwares que simulam a conversação humana e são habilitados para bater papo com usuários em redes sociais ou em sites para fornecimento de informações sobre serviços, atendimento de clientes, entrega de conteúdo, venda de produtos etc. Assim, eles ganharam popularidade nos últimos anos e têm sido usados por muitas empresas.

Porém, falam bastante que chatbots são inteligências artificiais capazes de responder o que o ser humano precisa. Mas, será que realmente é assim?

 

Chatbots e campos de busca

Uma coisa é AI (inteligência artificial), outra coisa são os chatbots. Com certeza a AI existe para facilitar e modernizar o mundo da tecnologia, mas, a maioria dos chatbots são apenas campos de busca que levam o nome de alguma AI.

Mas, como assim?

Ao entrar em muitos sites dá para perceber quando é uma pessoa falando com você pelo chat, ou quando é simplesmente um chat com respostas pré-programadas. Porque iniciam a “conversa” com algum texto grande contendo várias possibilidades de dúvidas que o usuário pode ter, e, após você digitar alguma dúvida, você recebe uma relação de respostas possíveis sobre sua pergunta.

Isso não é AI, certo? Pois é tudo programado, e, no fim, acaba não sanando as dúvidas da pessoa rapidamente como esperado. Seria muito mais prático ter ido ao campo de busca.

 

AI x Chatbots: Não frustre seus usuários

Ao incorporar à um chatbot uma inteligência para atendimento de seus clientes ou usuários, caso a AI e o sistema do chat não tenha sido desenvolvido de forma inovadora, não frustre seu cliente fazendo-o pensar que está conversando com uma super inteligência artificial que o entende, enquanto na verdade recebe um monte de respostas pré-programadas que ele poderia ter procurado em um campo de busca.

QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? VEJA O VÍDEO ABAIXO!

 

Por Beatriz Paradela