José Valim, um engenheiro formado pela USP, criou uma linguagem de programação chamada Elixir, que é uma linguagem de código aberto  que dispõe de um gerenciador de bibliotecas e já ultrapassou cerca de 116 milhões de downloads. Além disso, foi escolhida recentemente para a criação do software de empresas como GoPro, Zappos e Pinterest.

Com pouco mais de seis anos de vida, a linguagem Elixir passou a ser admirada por especialistas internacionais e mantém uma comunidade global de usuários ativa, realizando eventos anuais, como o ElixirConf nos EUA, de muito sucesso no meio revolucionário da tecnologia. Funcional e moderna, a linguagem se tornou base de vários softwares utilizados por grandes empresas e foi criada durante uma crise de lesão por esforço repetitivo. A Elixir aproveita todos os benefícios das arquiteturas dos processadores de última geração!

criador da nova linguagem de programação

No período de crise, José Valim percebeu que as linguagens de programação convencionais usuais estavam ultrapassadas em relação às novas gerações de hardware, que focam em máquinas com múltiplas CPUs. Antes de chegar ao conceito de Elixir, em 2012, Valim descobriu a tecnologia Erlang, que foi criada pela Ericsson e é utilizada há décadas por empresas de telecomunicação. Por atender sistemas de alta performance, a Elixir passou a ser conhecida não apenas pela comunidade de desenvolvedores, mas também por grandes companhias que dependem de softwares eficientes para alavancar seus negócios.

Além de tudo, a Elixir conquistou o Vale do Silício! Popularizada entre as empresas de lá, a tecnologia brasileira permite a construção de plataformas completamente digitais para suportar grande volume de tráfego em um curto espaço de tempo. Dessa forma, além das empresas e produtos 100% digitais, todos os outros setores da indústria podem adotar a linguagem em suas plataformas. Empresas de e-commerce, consultorias, companhias de comunicação, fintechs (startups de serviços financeiros) e laboratórios de saúde são os que mais utilizam essa inovação.

Mas afinal, qual o grande diferencial que a linguagem oferece?

 

O Diferencial do Elixir

Diferente das linguagens padrão, a Elixir foi criada para aproveitar os benefícios das arquiteturas dos processadores de última geração. E, pelo código ser aberto, os programadores podem incrementar a plataforma e todas as novas criações são incorporadas ao sistema. A linguagem atende sistemas de alta disponibilidade, que necessitam de escala e alta performance, e a programação passou a ser utilizada não apenas pela comunidade de desenvolvedores, mas também por grandes empresas que utilizam softwares como base de negócios.

José Valim

Valim é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo e se tornou uma espécie de guru de desenvolvedores de softwares. Ele é também autor de dois livros sobre sistemas de computação que fizeram sucesso principalmente entre jovens da área digital.

 

 

Gostou da novidade? Compartilhe nas redes sociais!