Você sabe o que é Design Indutor de Comportamento? E quais efeitos ele pode exercer sob um usuário? Entenda mais sobre o assunto lendo o artigo e assistindo ao vídeo abaixo e veja como pode ser eficaz aplicar isso em seu mercado.

 

Design: O que é?

Muita gente pensa no Design apenas como beleza, mas, vai muito além disso. Design pode ser definido como um modo de adicionar valor a um produto industrializado. É útil, e não apenas “bonitinho”. No Design tem-se a ideia de que “a forma segue a função”, ou seja, tudo aquilo que é bem projetado, estruturado e funcional, acaba tendo uma forma agradável, atraindo assim o cliente. Portanto, trata-se de um conjunto de processos, desde o planejamento até a estética, entregando valor em todos os sentidos.

O Poderoso Indutor

O Design pode ser usado como uma ótima forma de indução. Na internet, como principal meio atualmente, há uma gama de variáveis que influenciam as tomadas de decisões.

Um exemplo claro é a Netflix, que, no caso de séries, quando um episódio termina, logo em seguida mostra que dentro de 10 segundos o outro episódio começará automaticamente, sem que você precise sequer se mover para isso. Ou seja, ele usa uma técnica de indução na qual o esforço para parar de assistir seja maior do que a escolha de continuar ali, imóvel, e ver o próximo. E você já deve imaginar que opção geralmente as pessoas escolhem, né?! Inclusive, você deve ter se identificado!

Outro exemplo, bem eficaz para pessoas mais confusas na hora de realizar uma compra, são aqueles de sites que quando oferecem um cupom de desconto colocam em destaque um botão, bem grande, dizendo “EU QUERO UM CUPOM DE DESCONTO!”, e outro, dizendo “Eu não gosto de descontos”, o que causa no cliente um questionamento imediato, “Ei, mas eu gosto de descontos!”, fazendo com que o consumidor clique no botão que o site desejava, sem hesitar muito.

Portanto, o Design Indutor de Comportamento é nada menos que funcionalidade e estética atrelados, de forma a induzir o consumidor a fazer algo.