Ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas (SDLC) é uma estrutura para o desenvolvimento de softwares. É um processo que começa com a concepção e desenvolvimento de um produto digital e termina com a entrega deste produto.

Este  processo ajuda as equipes a criar, testar e implantar aplicativos de software, fornecendo uma maneira organizada de desenvolver e gerenciar esses projetos.

Qual a importância do Ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas

O SDLC é importante porque ajuda as equipes a garantir que o software que está sendo desenvolvido atenda aos requisitos do projeto. Se necessário, alterações podem ser feitas durante qualquer uma das quatro etapas do SDLC, geralmente sem interromper o cronograma do projeto ou custar dinheiro extra.

Quais são as etapas do desenvolvimento de um produto digital

O SDLC tem quatro fases principais: definição, desenvolvimento, teste e operação/implementação. Cada etapa possui tarefas específicas que devem ser concluídas para que o projeto avance.

Etapa 1 – Definição

Na etapa de  definição, a equipe do projeto definirá  os objetivos do mesmo e criará  um plano detalhado de como eles alcançarão esses objetivos, estabelecendo, também, como será realizado o desenvolvimento do projeto em termos de tecnologia e ferramentas a serem utilizadas, tarefas a serem realizadas, como será feito o acompanhamento dessas tarefas, etc.

Etapa 2 – Desenvolvimento

O desenvolvimento envolve a escrita do código em si  para criar um produto que atenda aos  objetivos do projeto.

Etapa 3 – Teste

Esta etapa envolve a execução de testes em cima de todo o código escrito até aquele momento, para garantir que o produto está funcionando corretamente, sem falhas, e cumprindo os seus objetivos. 

Etapa 4 – Operação / implementação

Por fim, a operação é a etapa em que subimos o software no ar para utilização do público, funcionando conforme planejado e atendendo  aos requisitos do cliente com relação à qualidade e funcionalidade do seu produto digital.

Leia também: Tecnologia de produto digital: 5 dicas para acertar no desenvolvimento do produto

A importância do monitoramento constante

Um componente chave para o sucesso do SDLC é o monitoramento constante. Ao monitorar constantemente o desenvolvimento do projeto, você consegue  garantir que ele esteja no caminho certo e progredindo conforme o planejado.

Afinal, é no desenvolvimento que conseguimos identificar falhas na estratégia do produto, logo, quanto maior for o acompanhamento, mais rápido vamos identificar essas falhas, e, consequentemente, mais rápido vamos atuar sobre elas.

O monitoramento contínuo é essencial durante todos os estágios do SDLC.

Durante a definição, é importante monitorar o planejamento e os estudos de viabilidade para garantir que todos os aspectos do projeto estejam sendo considerados, como por exemplo: o escopo, objetivos, cronograma, riscos, benefícios, custo, tempo, pessoal etc.

O gerente do projeto deve acompanhar o cronograma  e garantir que os marcos de desenvolvimento sejam cumpridos. Isso permite que o projeto seja gerenciado de forma eficaz durante todo o ciclo de vida.

Além disso, esse acompanhamento garante não só  que o código esteja em conformidade com as especificações e atenda às expectativas do cliente, mas também que o prazo de entrega seja atendido, evitando atrasos.

É importante ressaltar que  o monitoramento não deve parar após o lançamento do produto. É essencial que ele continue sendo realizado  para garantir que o resultado final se mantenha sempre alinhado às expectativas da empresa e do público final.

Para isso, você precisa de pessoas especializadas e dedicadas a esse projeto.

Como colocar tudo isso em prática?

A Visie pode te ajudar.

Entregamos a melhor solução em tecnologia web com agilidade e flexibilidade! 

Além disso, utilizamos de metodologias de desenvolvimento ágeis, garantindo o acompanhamento constante para que tudo saia como o planejado.

O desenvolvimento de produtos digitais da sua empresa não pode esperar! Você precisa de um parceiro qualificado, por isso, entre em contato com a gente e deixe que cuidemos de todo o processo!

Software personalizado