Quase toda empresa tem um site, atualmente. Mas muitas só com conteúdo estático e institucional, por não conhecerem o benefício do blog para o negócio. Consequentemente perdem a oportunidade de atrair novos clientes e aumentar os lucros.

Por isso no artigo de hoje você vai entender como o blog ajuda a promover o negócio e como influencia nas decisões dos consumidores antes das compras.

Atrai pessoas interessadas no negócio

Primeiramente, nos últimos anos o comportamento do consumidor mudou muito, em função das facilidades do mundo digital. Porque se antes as pessoas saíam para pesquisar preço e compravam sempre em lojas físicas, agora basta um clique para tudo se resolver. Pois as pesquisas e compras são feitas rapidamente pelo computador ou celular.

Consequentemente, as necessidades mudaram e as pessoas passaram a procurar as mais diversas informações na internet. É como se a web tivesse virado uma espécie de enciclopédia. Então é só “dar um Google” e pronto! Assim, o que o internauta precisa logo está ali!

Mas o que isso tem a ver com os blogs de empresas? Tudo!

Porque antes de comprar um produto ou serviço, as pessoas buscam dados de assuntos relacionados. Artigos com curiosidades, respostas a questões específicas que desejam esclarecer… E se o blog for eficaz neste momento, a chance desta marca ser escolhida na hora da compra é maior.

Aumenta a autoridade no mercado

Se o blog trouxer sempre novidades, os consumidores deste nicho vão começar a acompanhar as publicações. Neste caso, o benefício do blog será primeiramente para o consumidor, que encontrará nele uma fonte importante de informação.

Conforme sua necessidade de informação por sanada pelo conteúdo do blog, a marca vai ganhando credibilidade no assunto. Essa credibilidade, quando mantida por certo tempo e comprovada, através da popularização do negócio, cria autoridade e faz dessa empresa uma referência no assunto.

Melhora o posicionamento do site no Google

Para ter um bom posicionamento nas buscas, o Google precisa entender que o site é relevante. Ele classifica essa relevância através do tipo de conteúdo que é publicado, da frequência das publicações e da experiência o usuário.

Quanto mais interessante e adequada ao perfil do público a informação do blog for, maior será o tráfego e a permanência dos usuários. E quanto mais gente clicar e passar tempo lendo suas matérias, maiores as chances do blog subir nas posições do Google.

Além disso, o blog pode ter artigos apontando para páginas específicas do site da empresa, conforme a estratégia do negócio, para aumentar o tráfego do site, propriamente dito, e ajudar no ranqueamento do Google.

O maior benefício do blog é promover o negócio

Como dissemos, o consumidor que já teve alguma dúvida sanada no blog, tem muito mais chance de escolher essa marca na hora de comprar. Porque ele se sente grato por ter resolvido seu problema anterior e quer retribuir, tornando-se cliente. E também por passar a confiar na marca.

Pois o blog tem o poder de criar relacionamento com o cliente. Primeiro ele apresenta as publicações, depois os leitores interagem nos comentários e, em seguida, as informações mais impactantes são compartilhadas com amigos e outros interessados.

Isso quer dizer que, diante de tanta concorrência, não adianta mais ficar só na propaganda! É preciso ter um canal onde o cliente tenha a oportunidade de conhecer mais sobre o negócio e informações relacionadas.

Então, enquanto as dúvidas do consumidor são esclarecidas, ele vê que esta é uma empresa que entende do assunto de verdade e, inconscientemente, a escolhe para o momento da compra.

A Visie PMEs gerencia o blog para a sua empresa

Agora que você sabe do grande benefício do blog para o negócio, não perca mais clientes para a concorrência! Pois a Visie PMEs ajuda você a criar conteúdos relevantes para o seu blog, a melhorar seu posicionamento no Google e a aumentar as suas vendas.

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Por Joana Kerr

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