As pessoas costumam planejar a construção do seu site sem se preocupar com o seu ciclo de vida, então, quando surgem problemas, torna-se necessária a manutenção. Dessa forma, investem sem controle, gastando desnecessariamente e perdendo tempo com tarefas repetitivas que poderiam ser automatizadas. Assista ao vídeo e veja como aproveitar melhor os recursos de automação para evitar esse tipo de problema:

Custo Total de Propriedade

Na hora de construir um site é muito comum ver as pessoas calculando quanto vai custar o desenvolvimento, mas se esquecerem de calcular quanto vão investir nele durante seu ciclo de vida e depois acabarem gastando sem controle. Por isso, é essencial dar atenção ao Custo Total de Propriedade, que diz respeito a quanto custa manter um site durante determinado tempo e o ciclo de vida dele.

Ao focar apenas na construção, e não no investimento durante a “vida” do site, muita gente acaba refazendo todo ano, gastando mais e perdendo o tempo que poderia utilizar para fazer o site crescer, com manutenções que deveriam ter sido pensadas e calculadas antecipadamente. É como comprar um carro zero mas não levá-lo ao mecânico nunca. Dali um ano o carro quebra, você o joga fora e compra outro. Absurdo, não? Com site é a mesma coisa. Boa parte do custo de manter um site está no trabalho que as pessoas vão fazer para mantê-lo funcionando.

Automação: Trabalho Humano x Robô

Quantas vezes você já se cansou de fazer tarefas repetitivas em seu site? Elas são dever apenas e unicamente de máquinas, e não de pessoas. Não pensar no ciclo de vida do site e seu investimento nesse período, gera tarefas maçantes. E para que você não precise resolvê-las, aí entra a automação. Um exemplo clássico é o Hootsuite, uma plataforma que o possibilita se conectar com todas as redes sociais onde deseja compartilhar determinado conteúdo, e postar tudo de uma só vez. Coisa que, se você para fizer sem uma ferramenta, demandaria tempo e paciência.

Automatizar tem um custo, porém, é barato comparado ao tempo e ao desgaste de realizar atividades que uma máquina pode fazer, muito mais rápido, inclusive.

Computadores foram feitos para trabalhar para a gente, e não o contrário. Converse com o seu desenvolvedor sobre automatizar tudo que for possível. Não deixe o site tornar você um escravo da tecnologia realizando tarefas que seriam de um robô.

QUERO SABER MAIS SOBRE AUTOMAÇÃO

Por Beatriz Paradela