As animações digitais mudaram a forma como as mensagens são elaboradas e transmitidas para o público. É uma forma de comunicar que prende a atenção do usuário, engaja, e torna muitas interfaces mais simples num site.

Você sabe como as animações podem ajudar o seu site? Continue lendo e descubra.

 

Animações são essenciais?

Essa forma de comunicar algo é essencial hoje em dia para facilitar a vida do seu público. Pois, com o tipo de interface que temos a capacidade de fazer hoje, podemos tornar a experiência do usuário muito rica com as animações. Porque, em muitos casos, elas funcionam como um guia para orientar o usuário durante a navegação, tornando-a intuitiva. 

Além disso, este recurso aumenta consideravelmente a possibilidade de melhorar as taxas de conversão, uma vez que contribui para que o internauta consiga encontrar o que procura em seu site.

É um recurso que pode sinalizar, por exemplo, quando o site está carregando alguma informação. Isso evita que ele pense que não está funcionando e desista do que a sua página está oferecendo.

Mas, para fazer animações que o ajudem a alcançar o objetivo esperado, é preciso que tudo tenha sido planejado antes. Não dá para incluir animações quando o site estiver todo projetado e aprovado, pois vai gerar retrabalho e gastos desnecessários.

Portanto, é preciso que tudo tenha sido pensado no processo de criação do site e construído juntamente.

 

Exemplos de animações que funcionam

No vídeo abaixo você verá um exemplo de animação que é muito útil para evitar dores de cabeça e tornar a experiência do site muito melhor.

Criamos o exemplo de um formulário, em que a ação do botão têm resultados diferentes ao acrescentar uma animação simples no processo de espera do usuário. Assista e veja, na real, o que acontece!

 

 

Por Beatriz Paradela