Android P para Desenvolvedores

O Google anunciou, no dia 7, a primeira prévia do novo Android P para desenvolvedores. A nova versão do seu sistema operacional móvel traz um novo painel de notificações, suporte a telas com “notch”, e melhorias no desempenho e em vários outros aspectos. Dentre as novidades, a empresa prometeu para o novo sistema uma interface de usuário muito mais refinada e eficiente. Veja o que tem de novo!

 

Novidades do Android P para Desenvolvedores

 

– Painel de notificações: O painel de notificações foi completamente modificado. A nova forma de notificação é um progresso do menssagingstyle introduzido na versão Nought. Com o novo painel de notificações será possível responder mensagens, enviar fotos e adesivos sem precisar entrar no aplicativo. Tudo será feito pela notificação diretamente, o que traz bastante praticidade para o usuário.

E, além disso, haverá uma seção para sugestões automáticas de respostas.

 

– Velocidade e eficiência:

A engine para rodar aplicativos, o Android Runtime (ART), promete abrir os apps com rapidez e pouco consumo de memória do novo sistema, evitando bugs e melhorando consideravelmente a experiência do usuário.

 

– Notificações com Notch:

O Android P já possui suporte nativo para telas com entalhe (como a do iPhone X, por exemplo), reduzindo a área útil da barra de notificações. O sistema coloca o máximo de ícones possíveis e, se faltar espaço, alguns só serão exibidos quando você abrir o painel de notificações.

 

– Câmeras múltiplas:

Este novo Android chega preparado para um ótimo suporte a mais câmeras. O sistema conta com uma API própria para múltiplas câmeras permitindo aos desenvolvedores explorarem recursos como o efeito bokeh (efeito de super desfoque com pontos de luz ao fundo) e alternar entre eles.

 

– Privacidade e Segurança:

Pensando na privacidade do usuário com segurança, o Android P traz uma função que bloqueia automaticamente os recursos solicitados, como o acesso à câmera ou microfone, por exemplo, quando o app está inativo. O sistema também chega com completa segurança para pagamentos, utilizando a tecnologia NFC, aprimoramentos na inteligência artificial e nova interface de gerenciamento de biometria para apps.

 

Modelos de Celulares Disponíveis para o Android P

 

O Android P Developer Preview já deixa claro no próprio nome que o sistema é voltado para desenvolvedores, não para usuários comuns. O Google recomenda que ele não seja instalado em aparelhos de uso cotidiano, porque pode vir a ter alguns bugs. Por isso, veja abaixo a lista de modelos que podem receber essa nova versão da plataforma:

 

– Pixel:  

Pixel XL

Pixel 2

Pixel 2 XL.

 

– Samsung:

Galaxy S7 e S7 Edge

Galaxy S8 e S8 Plus

Galaxy S9 e S9 Plus

Galaxy Note 7 FE

Galaxy Note 8

Galaxy A5 (2017)

Galaxy A7 (2017)

Galaxy A8 (2018)

Galaxy A8 Plus

Galaxy J5 Pro

Galaxy J7 Pro.

 

– Motorola:

Moto Z2 Play

Moto Z2 Force

Moto X4

Moto G5

Moto G5 Plus

Moto G5S

Moto G5S Plus.

 

– LG:

G6

V30

V30s ThinQ.

 

– Asus:

Zenfone 4

Zenfone 4 Selfie

Zenfone 4 Selfie Pro

Zenfone 4 Max

Zenfone 4 Pro

Zenfone 5

Zenfone 5 Selfie

Zenfone 5z

 

– Sony:

Xperia XA1

Xperia XA1 Plus

Xperia XA1 Ultra

Xperia XA2

Xperia XA2 Ultra

Xperia XZ1

Xperia XZ1 Compact

Xperia XZ Premium

Xperia XZs

Xperia XZ2

XPeria XZ2 Compact.

 

– Nokia:

Nokia 1

Nokia 2

Nokia 3

Nokia 5

Nokia 6

Nokia 6 (2018)

Nokia 7

Nokia 7 Plus

Nokia 8

Nokia 8 Sirocco.

 

Como Instalar?

Agora que você já sabe quais modelos podem ter o Android P, você pode instalar o sistema aqui!

Lembrando que este é um preview para desenvolvedores. A versão oficial, disponível para todos, será anunciada na conferência I/O, que o Google realiza todos os anos, no mês de maio.

 

Curtiu a novidade? Compartilhe nas suas redes sociais e nos conte o que achou!

 

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *