Estamos no meio de nosso planejamento para o ano que vem, e gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas. A primeira delas é sobre os treinamentos que vamos lançar o ano que vem. Temos algumas idéias em mente, parte delas já quase prontas para ir para o ar. Veja:

  • Python para programadores: curso ministrado por mim, com todo o carinho, sobre minha linguagem de estimação. O curso é para quem já é programador em uma outra linguagem e quer conhecer Python e suas ferramentas para o desenvolvimento web. Serão apresentados o SQLObject e o PSE, que são a combinação de ferramentas que estamos usando para desenvolver os aplicativos da Visie.
  • Ruby e Rails: você sabe, está todo mundo falando disso. Mas não é por isso que vamos ensinar, e sim porque esse negócio é muito produtivo e divertido.
  • Microformats: tá, você já ouviu falar muito de microformats por aí. Mas entendeu de verdade como eles podem lhe ser úteis? A idéia aqui é mostrar como os microformats podem ser uma ferramenta de utilidade e produtividade, mostrando estratégias para o reuso de código e a integração entre sites que realmente valem a pena.
  • SEO: uma abordagem ampla e extensiva sobre o assunto, mostrando as ferramentas e técnicas para otimização de seu código para os buscadores, a escolha de palavras-chave e o ataque de nichos, a métrica de resultados de buscadores e as estratégias de marketing viral e campanhas para melhoria do pagerank. Diferente dos milhões de sites “enlarge your penis” por aí, essa abordagem não despreza o fato de que o verdadeiro valor de seu site está em seu bom conteúdo, e a otimização serve para servir esse conteúdo da melhor maneira possível.
  • Javascript: muitos alunos no curso de Javascript DOM Crossbrowser falam da dificuldade em aprender de verdade os fundamentos do Javascript. Esse curso vai ensinar os fundamentos da linguagem, seus flexíveis recursos de orientação a objeto, as boas práticas de codificação e estratégias de modularização do código. A idéia é chamá-lo de “programando de verdade em Javascript” ou algo parecido.

Bom, e em que precisamos de sua ajuda? É curso demais para nossa enxuta equipe e, embora pretendamos lançar todos estes, queremos saber qual você quer primeiro. Não fizemos uma enquete ou outro sistema de votação eletrônica porque queremos realmente sua opinião, e não apenas o seu voto. Então, aproveite, escreva à vontade aqui nos comentários.
Se você quiser sugerir algum outro tema sobre o qual gostaria que lançássemos um curso, fique à vontade. Vamos apreciar cada sugestão. É bom que você saiba que nossos cursos se encaixam nas seguintes características:

  1. Tem a ver com desenvolvimento para internet. Um curso de Blender ou de como tocar gaita não está em nossos planos, embora eu admire muito o trabalho com Blender e toque gaita quase todo dia.
  2. Lida com tecnologias abertas. Ou seja, não vamos ensinar aqui nada que você precise comprar para usar. Ou seja, nada de curso de Flash, Dreamweaver, .NET ou mecânica de automóveis superesportivos. Não se trata de uma ideologia revolucionária. Não tem nada a ver com o fato de open source ser “politicamente correto”, mas com o fato de que só ensinamos coisas que usamos, sempre. E, hoje, exceto para alguns trabalhos muito específicos, só usamos tecnologias abertas.
  3. É algo em que acreditamos. Você deve ter lido acima, só ensinamos aquilo que usamos. Isso é essencial, porque queremos continuar apaixonados pelo que ensinamos, e queremos continuar nos diferenciando por oferecer cursos práticos, de coisas que você vai usar no dia-a-dia. E para saber, de determinada tecnologia, o que você realmente vai usa no dia-a-dia, só existe um jeito: usado-a. Mas não tenha medo de sugerir. Adoramos experimentar, e quem sabe você não sugere algo muito legal que ainda não conhecemos, e nós acabamos aprendendo, usando e gostando, e daqui a algum tempo, quem sabe, ensinando também.

De antemão, muito, muitíssimo obrigado a todos os que deixarem seu comentário. Logo vamos lhe perguntar mais umas coisinhas.