Ajude a criar a Visie 2007

Estamos no meio de nosso planejamento para o ano que vem, e gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas. A primeira delas é sobre os treinamentos que vamos lançar o ano que vem. Temos algumas idéias em mente, parte delas já quase prontas para ir para o ar. Veja:

  • Python para programadores: curso ministrado por mim, com todo o carinho, sobre minha linguagem de estimação. O curso é para quem já é programador em uma outra linguagem e quer conhecer Python e suas ferramentas para o desenvolvimento web. Serão apresentados o SQLObject e o PSE, que são a combinação de ferramentas que estamos usando para desenvolver os aplicativos da Visie.
  • Ruby e Rails: você sabe, está todo mundo falando disso. Mas não é por isso que vamos ensinar, e sim porque esse negócio é muito produtivo e divertido.
  • Microformats: tá, você já ouviu falar muito de microformats por aí. Mas entendeu de verdade como eles podem lhe ser úteis? A idéia aqui é mostrar como os microformats podem ser uma ferramenta de utilidade e produtividade, mostrando estratégias para o reuso de código e a integração entre sites que realmente valem a pena.
  • SEO: uma abordagem ampla e extensiva sobre o assunto, mostrando as ferramentas e técnicas para otimização de seu código para os buscadores, a escolha de palavras-chave e o ataque de nichos, a métrica de resultados de buscadores e as estratégias de marketing viral e campanhas para melhoria do pagerank. Diferente dos milhões de sites “enlarge your penis” por aí, essa abordagem não despreza o fato de que o verdadeiro valor de seu site está em seu bom conteúdo, e a otimização serve para servir esse conteúdo da melhor maneira possível.
  • Javascript: muitos alunos no curso de Javascript DOM Crossbrowser falam da dificuldade em aprender de verdade os fundamentos do Javascript. Esse curso vai ensinar os fundamentos da linguagem, seus flexíveis recursos de orientação a objeto, as boas práticas de codificação e estratégias de modularização do código. A idéia é chamá-lo de “programando de verdade em Javascript” ou algo parecido.

Bom, e em que precisamos de sua ajuda? É curso demais para nossa enxuta equipe e, embora pretendamos lançar todos estes, queremos saber qual você quer primeiro. Não fizemos uma enquete ou outro sistema de votação eletrônica porque queremos realmente sua opinião, e não apenas o seu voto. Então, aproveite, escreva à vontade aqui nos comentários.
Se você quiser sugerir algum outro tema sobre o qual gostaria que lançássemos um curso, fique à vontade. Vamos apreciar cada sugestão. É bom que você saiba que nossos cursos se encaixam nas seguintes características:

  1. Tem a ver com desenvolvimento para internet. Um curso de Blender ou de como tocar gaita não está em nossos planos, embora eu admire muito o trabalho com Blender e toque gaita quase todo dia.
  2. Lida com tecnologias abertas. Ou seja, não vamos ensinar aqui nada que você precise comprar para usar. Ou seja, nada de curso de Flash, Dreamweaver, .NET ou mecânica de automóveis superesportivos. Não se trata de uma ideologia revolucionária. Não tem nada a ver com o fato de open source ser “politicamente correto”, mas com o fato de que só ensinamos coisas que usamos, sempre. E, hoje, exceto para alguns trabalhos muito específicos, só usamos tecnologias abertas.
  3. É algo em que acreditamos. Você deve ter lido acima, só ensinamos aquilo que usamos. Isso é essencial, porque queremos continuar apaixonados pelo que ensinamos, e queremos continuar nos diferenciando por oferecer cursos práticos, de coisas que você vai usar no dia-a-dia. E para saber, de determinada tecnologia, o que você realmente vai usa no dia-a-dia, só existe um jeito: usado-a. Mas não tenha medo de sugerir. Adoramos experimentar, e quem sabe você não sugere algo muito legal que ainda não conhecemos, e nós acabamos aprendendo, usando e gostando, e daqui a algum tempo, quem sabe, ensinando também.

De antemão, muito, muitíssimo obrigado a todos os que deixarem seu comentário. Logo vamos lhe perguntar mais umas coisinhas.

14 comentários sobre “Ajude a criar a Visie 2007”

  1. Com certeza, ruby on rails é fundamental, o rails tá crescendo muito e faltam cursos na area, python tambem , mas não conheço o PSE, acho que o django ficaria melhor, já que o django é o rails do python, alias nem sei qual seria mais procurado.

    Bem isso ,
    Abraços

  2. SEO na veia ^^

    escrevi sobre esse assunto, é muito bom MESMO 😀

    e javascript tbm, eu gosto, mas manjo mto pouco, aí fico com medo de fazer um curso mais “avançado” como ajax, ou Javascript DOM Crossbrowser

    []’s

  3. Com certeza Ruby on Rails é algo muito interessante e garanto uma grande procura. Eu mesmo me interessei em alguns desses cursos noticiados. Na verdade sou o RS e não teria como fazer os cursos presenciais da Visie (infelizmente, pois disposicão é algo que não faltaria). Gostaria de mais informacões sobre os cursos online, como funcionam, quanto a dúvidas, materiais etc.

  4. Gostaria de aprender mais sobre SEO, para mim, o diploma deste curso, dentre os outros, tem maior chances de causar uma boa impressão diante ao futuro chefe, mesmo que fosse trabalhar no desenvolvimento e não tivesse contato direto com cliente final, poderia usar no trabalho diário as boas praticas aprendidas.

    Bom, não tendo medo de sugerir e essa idéia fique arquivada eternamente, lá vai:

    Estive a tempos proucurando um lugar onde poderia aprender mais sobre os conceitos do Design. Nada de programas, apenas aquelas coisas que “só quem sabe, sabe” do tipo: Alinhamento, paleta de cores, equilibrio das áreas em branco e etc…
    Talvez eu esteja muito por fora e não saiba o que há por ai no mercado, tratando-se de cursos.

    Fica como uma sugestão.

    Abraço!

  5. Acho que o curso de Javascript é bem interessante. Pois é uma linguagem básica da Web mas não tão fácil de se aprender sozinho como HTML ou até CSS.
    Além disso, lançando o curso de Javascript, vocês estariam automaticamente ganhando alunos me potencial para o curso de Javascript DOM Crossbrowser. Bom pra todo mundo.

  6. Python e Ruby são os dois que mais me interessariam. Já mexi um pouco com Ruby (muito menos com Rails) e realmente gostaria de ver as técnicas, macetes e (porque não) como escrever um .rb ou .py decente.
    Só gostaria de incentivar em qualquer um dois cursos adotados, que seja aplicada consciência em boas práticas de programação. É muito engraçado rir com o conteúdo POG (Programação Orientada a Gambiarras) do site desciclopedia, mas infelizmente tudo aquilo é real e se encontra por ai. Então seria bom, começar da base do jeito certo.

    PS: Finalmente corrigiram o do formulário de comentários!!! Parabéns!!! rsr =) Sucesso em 2007

  7. Pingback: Visie Blog » Blog Archive » Estamos escutando: Python e Ruby on Rails em Janeiro na Visie

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *