Não restam dúvidas de que a internet está mudando o mundo, visto que pessoas e empresas adequaram seu comportamento e vida em função da tecnologia. E eu e você fazemos parte disso.

Assista o vídeo abaixo, continue a leitura do artigo e veja 3 fatos que mostram porque a internet está mudando o mundo! 

A internet de 10 anos atrás 

Há 10 anos você se imaginava vivendo no meio de tanta tecnologia?

Entrando em contato com seus amigos via WhatsApp em uma fração de segundos, pagando contas rapidamente no aplicativo do banco sem demais complicações, fazendo pedidos de delivery para entregarem compras de mercado na porta da sua casa, buscando vagas de emprego online com a facilidade que o LinkedIn proporciona para candidatura de acordo com seu perfil… é, muita coisa mudou! 

É claro que toda essa tecnologia trouxe junto suas vantagens e desvantagens. Mas, que torna tudo mais prático e rápido é fato!

Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 80% da população estará presente na internet até 2024, que representará 6,4 bilhões de pessoas. E isso não significa apenas o acesso à internet, e sim o uso de todos os serviços para uma vida digital.

Quer mais provas de que a internet está mudando o mundo? Então confira no tópico a seguir 3 fatos que mostram isso.

3 fatos que provam a mudança que a internet está causando no mundo

Antes de falar sobre os três fatos das transformações que nos aguardam, é importante sabermos que a tecnologia do futuro terá grande poder de influência em diversas áreas da nossa vida.

Por isso, teremos que nos adaptar aos novos moldes e lidar com um mundo tecnológico cada vez mais presente em nossa rotina, desde trabalho, hobbies, medicina, consumo… Tudo.

Portanto, veja as mudanças que a internet deve causar nos próximos tempos:

A internet das coisas

Resumidamente, internet das coisas significa vários objetos conectados, com funções inteligentes, através da internet. Ou seja: é a conexão de dispositivos, máquinas e interação humana.

Assim, estudos estimam que 50% do tráfego da internet virá de dispositivos conectados na próxima década. Até mesmo dentro das residências é cada vez maior o número de objetos conectados, como tvs, geladeiras, micro-ondas, entre tantos outros. Todos conectados à internet e você pode controlar do seu celular.

E nos negócios isso não é diferente, pois a cada dia surgem soluções mais modernas, que tornam muito mais fácil integrar setores, avaliar métricas de desempenho e encontrar formas de fortalecer negócios.

Transformação Digital

Daí que surge o segundo fato que é a Transformação Digital. As empresas têm usado a tecnologia para aumentar seus resultados e desempenhos. E está claro que a Transformação Digital é um fato inevitável e irreversível, tem sido cada vez mais solicitada, muitas vezes por necessidade. 

Se for muito bem cuidada tem de tudo para colaborar com que as empresas atinjam novos patamares, aumente seus alcances, otimizem seus processos, facilitem o trabalho, tornando mais rápido e de maior alcance. 

Conceitos como “nuvem”, “automação”, “internet cada vez mais móvel e acessível”, “big data”, entre outros, tornarão os negócios muito mais ágeis e escaláveis.

Ritmo dos negócios

O terceiro fato é a Alteração no Ritmo dos Negócios, que está diretamente ligado os dois primeiros. As empresas precisam mudar suas visões do negócio e ajustar as estratégias. A Transformação Digital mudou até mesmo a Jornada do Consumidor

Além das dezenas de maneiras de se relacionar com o cliente, hoje, ele tem diversas informações à disposição.  O que garante que ele tenha acesso rápido a dados completos sobre um produto, a empresa que o fabrica e até mesmo a reputação da marca. 

Isso porque a jornada do consumidor acontece, na maior parte do tempo, no meio on-line. Essa mudança de comportamento do consumidor exige das organizações uma presença on-line, as companhias que quiserem se manter competitivas precisam estar na internet. 

Além disso, para se manter atuante e ganhar destaque no mercado, é necessário investir no uso de tecnologia. Pode ocorrer por meio da automação de tarefas, da automação de marketing, automação de pagamentos, do desenvolvimento de novos produtos e por aí vai.

Mas, também, a Transformação Digital alterou o Ritmo dos negócios em campo mais profundo. 

Estudos realizados pela MIT Sloan School of Management, uma das faculdades de negócios do Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos), indicam que a transformação da maioria das empresas que alcançaram sucesso na era digital, não foi baseada na parte técnica apenas, mas sim na estratégia e no modo como elas veem o futuro. 

Atualize: sua vida, seu negócio

As marcas estão revolucionando os modelos de atuação, planejamentos e, principalmente, as formas como interagem com as pessoas.

É um desafio, as empresas precisam estar preparadas para as mudanças que virão. É preciso não só esperar, mas inventar o amanhã, avançar e transformar. Permitir-se mudar, para atingir objetivos cada vez maiores.

Então, a tecnologia ocupa, a cada dia, um espaço mais amplo, significativo e representativo na influência de comportamentos e transformação do mercado, consequentemente tem invadido a esfera empresarial.

E aí, você vai deixar o seu negócio para trás? Tenho certeza que não.

Portanto, se você deseja saber mais sobre como se posicionar nesse mundo online, baixe nosso ebook sobre presença online e aprenda a turbinar seu negócio através de boas estratégias digitais!

Clique aqui para fazer o download!

Por Beatriz Paradela