5 mitos das redes sociais

mitos das redes sociais

Utilizar as redes sociais para sua empresa estar presente no mundo digital não é nenhuma novidade. Mas, mesmo assim, surgem dúvidas de como fazer, onde fazer, e se vale a pena ou não. Com isso apareceram mitos das redes sociais. Quer saber quais são? Veja o vídeo abaixo, continue lendo o artigo e descubra:

Não se deixe levar pelos mitos 

Quais mitos das redes sociais você já ouviu? Já teve receio de investir em marketing digital na sua empresa por conta de algum mito? 

Hoje vamos desmistificá-los. 

Primeiramente, antes de falar dos 5 mitos, é válido deixar claro que, só é possível ter uma boa presença online se forem aplicadas estratégias eficazes.

Depois, é preciso entender cada mito para saber o que fazer para contorná-los e ter um marketing nas redes sociais eficaz. 

Veja quais são a seguir.

5 mitos das redes sociais

1 – Quanto mais seguidores, mais vendas: 

Talvez esse seja o maior mito. Não é por que você tem muitos seguidores que você fará muitas vendas. 

Todos esses seguidores são possíveis consumidores? O que vale no final do mês? Quantidade de seguidores que você conseguiu ou de vendas que você fez? 

Não saia por aí comprando seguidores, você deve conquistar seguidores reais, que sejam influenciados pela sua marca, e mais do que isso, que façam você alcançar seu objetivo dentro do marketing digital. O número de curtidas e seguidores são sim importantes.

Porém, o seu conteúdo deve engajar o público, fazer com que ele comente, compartilhe, entre no seu site, baixe suas recompensas digitais, volte a procurar por você e entre em contato! 

Portanto número de fãs não é a maior métrica das redes sociais. 

2 – As redes sociais não valem para todas as empresas: 

Acredita-se que somente empresas que vendem produtos direto para o consumidor final, ou então só as empresas grandes com setor dedicado ao marketing digital, podem usar as redes sociais. Não é verdade! 

Portanto, toda empresa, seja grande ou micro, independente do segmento, pode e deve usar as redes sociais.

Basta encontrar a melhor rede, aquela onde seu público em potencial está e saber usá-la da melhor maneira.

3 – Devo estar presente em todas as redes sociais:

Você não precisa ter páginas em todas as redes sociais. Você precisar estar onde seu público está. 

Para isso, é essencial conhecer muito bem seu potencial cliente, construir sua persona, e com isso você saberá quais são os canais de preferência e como ele gosta de ser atraído. 

Além disso, se você estiver em todas as redes sociais, não conseguirá gerenciar todos os canais com excelência. 

4 – Qualquer pessoa pode cuidar das minhas redes sociais: 

Uma coisa é saber usar as redes sociais e administrar seu perfil pessoal, outra coisa completamente diferente é administrar o perfil de uma marca. 

Por isso, é uma crença completamente errada pensar que todo mundo sabe gerenciar mídias sociais, ou que isso é intuitivo. Gerenciamento de redes sociais exige bastante estudo, planejamento, estratégia, monitoramento e análise. 

É preciso de um profissional que entenda do assunto, que conheça as ferramentas e técnicas, e saiba cuidar para que a imagem da marca nas redes atinjam o objetivo do marketing digital.

5 – Não é preciso investimento financeiro: 

O perfil nas redes sociais é realmente algo gratuito. Mas, isso não garante resultado e não significa que ter uma estratégia de marketing nas redes não exige investimento. 

Como citei no item anterior, é fundamental ter uma gestão efetiva, interação com o público-alvo e cuidado na manutenção dos perfis midiáticos, para que o ambiente digital venha a proporcionar resultados verdadeiramente eficientes para a sua empresa.

Então, uma presença corporativa em mídias sociais não se resume única e exclusivamente ao acesso à rede. Existe todo um trabalho de planejamento, desenvolvimento de conteúdo, publicação, promoção destas publicações e monitoramento de resultados. 

Também, neste trabalho todo, são inclusos custos de ferramentas necessárias, profissionais qualificados e, também, investimento em mídia paga que gera o impulsionamento.

Ignore os mitos, foque nos fatos!

Agora que você já sabe quais são os 5 maiores mitos das redes sociais use-as de maneira correta e efetiva!

E não esqueça de o que importa é a presença da sua marca gerar engajamento e conversão, atingindo seu objetivo dentro do marketing digital, seja ele gerar leads, vendas ou crescer a imagem da marca. 

Portanto, use as melhores táticas para se destacar diante dos concorrentes!

Então, se você deseja saber mais sobre as redes sociais, clique aqui e baixe nosso ebook sobre presença online!

Por Beatriz Paradela

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