Até pouco tempo, comprar produtos pela internet era uma facilidade restrita a uma pequena parte da população. Porém, nos últimos anos tivemos uma mudança no comportamento do consumidor e cada vez mais as pessoas têm optado por fazer compras e resolver questões importantes a partir de seu computador, o que representa uma grande oportunidade para aqueles que têm e-commerce ou pretendem abrir sua loja online.

Mas com todo esse crescimento no mundo virtual, esse também é um momento de muita atenção, pois passamos a lidar com um consumidor bem mais exigente e criterioso. Além disso, a competitividade tem aumentado nesse mercado, o que significa que as empresas que não conseguirem atender às necessidades de seus consumidores perderão facilmente para a concorrência.

Por este motivo, separamos algumas dicas que lhe ajudarão a desenvolver um e-commerce de sucesso:

1 – Ofereça o melhor ao seu cliente

Com tantas opções disponíveis, se o seu produto não tiver qualidade e se a empresa não entregar valor ao seu cliente, certamente não venderá. É preciso se destacar no mercado com um produto que chame a atenção e, principalmente, oferecer um atendimento diferenciado e com um serviço de entrega eficaz, de modo que o seu público encontre em seu negócio mais do que a satisfação de sua necessidade, mas um “algo a mais” que o cative a voltar a sua loja e também indicar para amigos.

2 – Desenvolva um e-commerce funcional

Desenvolva um e-commerce que cumpra a sua função e não deixe seus clientes desamparados quando navegarem em suas páginas e clicarem no botão comprar. É muito comum encontrar sites difíceis de navegar e que travam nas páginas mais importantes. Portanto, considere as oscilações de tráfego no site, que poderão sobrecarregá-lo em momentos de pico, o peso das páginas e a facilidade (ou dificuldade) para o seu cliente navegar ao fazer a sua busca. Esse mero “detalhe”, se deixado de lado, pode fazer você perder inúmeras vendas, já que os clientes provavelmente não terão paciência de ficar tentando comprar em seu site por muito tempo, caso não esteja funcionando adequadamente. Da mesma forma, essas pessoas poderão desistir de procurar o que desejam, caso os caminhos do site sejam muito complicados.

3 – Aproveite os recursos tecnológicos

O seu e-commerce precisa ser prático e funcional para todas as pessoas: tanto para seus clientes, quanto para seus administradores. Portanto, desenvolva um site em que você e sua equipe possam incluir e editar produtos com facilidade e de forma ilimitada; facilite o pagamento do consumidor, oferecendo várias opções, como pagamentos por cartão de crédito, débito e boleto; utilize ferramentas que lhe ajudem a gerenciar o estoque, calcular o frete, gerar cupons de desconto, avaliar a opinião dos seus clientes quanto aos produtos oferecidos, enviar informativos aos usuários, entre outros recursos que facilitem o trabalho da empresa e garantam a qualidade do atendimento. Com a tecnologia a favor do seu negócio, sua empresa se destacará no mercado e as vendas tenderão a subir.

4 – Torne seu e-commerce conhecido

Para que seu e-commerce venda bem, as pessoas precisam saber que você tem o produto que elas procuram! E no mundo virtual, nada melhor do que divulgar o seu negócio em redes sociais e aparecer nas buscas do Google para ser encontrado pelo seu público. Para isso, desenvolva um site que tenha sistemas de comentários e integração com mídias como o Twitter e o Facebook, por exemplo. Assim as pessoas serão atraídas para o seu site mais facilmente, já com a intenção da compra.

5 – Conte com uma equipe de profissionais

Embora hoje em dia existam plataformas prontas para a criação de sites, esse não é um caminho recomendado para quem pretende ter um negócio de sucesso na internet, visto que os recursos dos sites prontos são muito limitados. Se a ideia é ter uma loja virtual que funcione e lhe dê retorno, então você precisa contar com a ajuda de profissionais especializados que desenvolvam um site personalizado, funcional e com recursos que facilitarão o acesso dos usuários e o seu controle do negócio.

Para saber como desenvolver o seu e-commerce, entre em contato.

Por Joana Kerr