Se você deseja aparecer na primeira página do Google, precisa entender sobre SEO! Você sabe o que significa a sigla e qual sua importância? Para utilizá-lo da forma certa é preciso entender sobre e, também, é necessário muito trabalho! Assista o vídeo abaixo, leia o artigo e veja 5 dicas de SEO para alavancar seu negócio.

O que é SEO?

A sigla significa “Search Engine Optimization”, que no português é “otimização para mecanismos de busca”. 

É uma forma essencial de fazer seu negócio ser visto e ter autoridade online. Mas como? 

Na prática, são técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um site ou uma página, nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, principalmente no Google que é o mais utilizado.

Algumas dessas técnicas são: uso de palavras-chave, ajustes de links, otimização de páginas e títulos de artigos e páginas, ter um site rápido, conteúdos longos e de qualidade, ter certificado SSL em seu site, entre outros. 

Dicas de SEO para o seu negócio

Então, para que você consiga alavancar seu negócio com SEO, queremos te deixar 5 dicas que vão ajudar bastante! Confira: 

Dica 1 – Palavras-Chave

Faça uma lista de palavras-chave e as utilize nos textos do seu site ou blog. Porém seu site deve estar otimizado com a palavra-chave central. 

Então, insira essa palavra no título do site, na url, nos cabeçalhos (que são as Heads), use negrito para destacar algumas palavras-chave, inclua links internos nas palavras-chave do conteúdo que quer destacar e insira a palavra-chave central na meta-descrição.

Dentro dessa dica também é importante salientar que a palavra-chave deve estar no nome do arquivo das imagens que você vai subir no seu site. Por isso, você também não pode esquecer de preencher o Texto Alternativo das imagens e colocar a palavra-chave nele.

Dica 2 – Usabilidade

O Google gosta de sites que promovam uma boa experiência para o usuário. Por isso, o site deve ser:

  • Intuitivo;
  • Fácil de navegar;
  • Fácil de ler.

Além disso, você deve ver o que os três primeiros no resultado de busca estão usando (no google e no site) e promover conteúdo e usabilidade parecida. Pois a experiência do usuário conta muito, é o que ele quer ver e consumir.

Dica 3 – Sites Responsivos

Seu site, blog ou qualquer página na web precisam ser otimizados para dispositivos móveis. Para que não “quebrem” em qualquer tamanho de tela. 

No Brasil*:

  • 49% dos usuários acessam a internet exclusivamente pelo celular;
  • 47% de usuários combinam celular e computador;
  • 4% da população usa apenas o computador.

*Dados da pesquisa TIC Domicílios 2017

Lembrando que existem vários tamanhos de tela de celular. Isso significa que você precisa caprichar em tornar seu site responsivo.

Dica 4 – Promover o Site

Divulgue o site em outros espaços. Pois, quanto mais popular ele é, melhor fica seu ranking nos mecanismos de busca. 

Promova através das redes sociais, do e-mail e de links (tantos os internos que levam para outras páginas dentro do mesmo site, quanto os externos que facilitam a navegação do usuário, e, também, usar os BackLinks, que funciona quando tem outros sites – com autoridade – apontando para seu site – resumindo são links de outros sites).

Dica 5 – Use o Blog

Crie um blog e use os artigos para expandir a quantidade de palavras-chave e gerar backlinks. Produza conteúdos de qualidade, com bastante texto, e que realmente entregue valor aos leitores! E não esqueça de usar repetições e sinônimos.

Hora de colocar em prática as dicas de SEO

É bastante coisa, né? Mas pode ter certeza de que vale a pena!

Aplique as dicas, mensure resultados para avaliar o que está ou não dando certo, mude, teste, e veja os resultados chegarem!

Portanto, se você quiser entender mais sobre marketing digital, baixe agora o e-book e aprenda a turbinar seu negócio através de boas estratégias digitais, clicando aqui

Por Beatriz Paradela