Quando falamos de design para a websites, logo pensamos apenas na aparência, ou seja, se o site é “bonito ou agradável” de se ver. Mas design não é apenas o visual. Design também é funcionalismo, efetividade, comportamento. É útil e não apenas “bonitinho”. Então, podemos caracterizá-lo como um conjunto de processos que agrega valor a algo, desde o funcional até a estética, entregando qualidade em todos os sentidos.

dicas de design

Quer acertar em cheio no seu site?

Então veja, a seguir, 5 dicas de design para você que precisa se destacar no mundo online de modo profissional:

1- Menos é sempre +

Priorize o essencial. Portanto, tenha um site que seja fácil de entender, leve, e sem elementos em excesso. Atualmente, com o avanço da tecnologia, as empresas tem apenas 2 segundos para conquistar a atenção de seu usuário sem que ele feche seu site. Então, 2 segundos é o que você tem para prender a atenção das pessoas com o que realmente importa!

2- Capriche na identidade visual

Para que a fixação da sua marca aconteça na mente do consumidor, facilitando a comunicação fazendo com que ele sempre se lembre da sua empresa, é preciso que a sua identidade visual esteja bem posicionada em seu site. O objetivo da sua identidade visual deve ser criar uma padronização visual consistente. Então mostre-a!

3- Valorize a hierarquia de informações

Vamos a um exemplo prático: um livro possui sumário, certo? Aquilo é uma forma de organizar todo o conteúdo que terá ali, de forma a fazer com que fique fácil de se achar algum tema específico e torne agradável a leitura. Com um site é a mesma coisa! Um planejamento da hierarquia de informações do site, organizando cada elemento de acordo com a ordem de importância e colocá-los em um menu, é essencial. Coloque tudo no papel e organize! Ter todo o conteúdo bem distribuído vai guiar de forma mais clara o usuário pelo seu site.

4- Proporcione uma leitura confortável aos usuários

É preciso uma atenção especial para a escolha das fontes que serão utilizadas no site e sua disposição na tela. O ideal é que a sua empresa tenha fontes selecionadas que serão usadas para tudo, para justamente criar uma lembrança firme na mente do usuário, como comentamos acima. Tenha fontes definidas, um padrão e espaçamento adequados, assim, ler o conteúdo do seu site vai ser fácil e agradável!

5- Atente-se para a responsividade

A internet está nas mãos de todos ultimamente. São inúmeros celulares, tablets, notebooks, entre outros. E quando um site não é responsivo, ao mudar de uma tela de computador para um celular, por exemplo, o site quebra, fazendo com que o conteúdo e as imagens se distribuam de forma desorganizada. Porém, ao deixar o seu site responsivo, além de tornar a manutenção do site mais simples, você terá a certeza de que o mesmo funcionará em todas as telas!

Invista no seu site com essas dicas de design!

Vimos nestas dicas de design que investir em um site atrativo e funcional é imprescindível para o destaque da sua empresa, além de transmitir credibilidade e profissionalismo. Portanto, não perca mais tempo! A Visie PMEs pode lhe ajudar a pensar no design ideal para o seu negócio. Entre em contato com a gente!

Por Beatriz Paradela

Curtiu o conteúdo deste artigo? Compartilhe nas redes sociais!