5 Dicas de Como Saber se um Site é Seguro

cadeado

Saber o que acessar e se há segurança em determinado endereço na web tem  sido cada vez mais difícil. Com tanta informação pulando em nossas telas hoje em dia, ou até mesmo sites que se dizem confiáveis porém têm má intenção, é complicado saber em que site confiar e quais você não deve nem acessar. Basta um clique errado e lá se vão dados pessoais, senhas e tudo que for sigiloso. A pergunta é: como se proteger desse tipo de situação? É exatamente isso que veremos neste artigo! Confira 5 dicas de como saber se um site é seguro:

Segurança

 

1- Pesquise o Nome do Site:

Antes de entrar em algum site que você deseja, pesquise o nome no Google para poder ter mais informações sobre a página, como é a escrita da marca, o que faz e o posicionamento do site no Google. Dessa forma você terá mais segurança de que está entrando em um endereço seguro.

 

2- Verifique a URL:

Se você quer saber se um site é confiável, é essencial prestar a atenção na URL dele. Há muitos negócios que são razoavelmente conhecidos, possuem um serviço específico, uma marca, porém, na URL não consta exatamente o nome da empresa. E é aí

que você precisa desconfiar. Sites que possuem extensão .gov (de governos), .edu (instituições educacionais), ou até .mil (militar) são completamente confiáveis, pois precisam de permissão para serem publicados. Já os demais, sites que possuem final comum como .com, .org ou .net, é preciso conferir.

 

3- “A Curiosidade Matou o Gato”:

Com certeza já ouviu essa expressão, né? Um dos grandes motivos de as pessoas caírem em más intenções de sites não confiáveis é a curiosidade. Não clique em tudo o que vir  ou lhe despertar interesse, analise primeiro! Se você vir um link em redes sociais com um título super chamativo e sem uma fonte confiável, não clique.

 

4- Desconfie dos Encurtadores de URL:

Já recebeu links curtinhos, tentadores de se acessar? Não confie sempre neles. Alguns podem levá-lo  para uma armadilha fazendo você pegar vírus em seu PC ou celular, roubando senhas e informações. Por isso, procure sempre a fonte, pesquise.

 

5- Certificado SSL:

O objetivo de um certificado SSL é impedir que pessoas mal intencionadas capturem informações confidenciais dos usuários, como dados de acesso na área do cliente em sites de compra ou até senhas e números de cartão de crédito. Portanto ele protege dados importantes dos usuários que navegam em seu site, impedindo que sejam interceptados, capturados ou visualizados durante uma transferência de dados. Este certificado é aquele “cadeadinho” que fica antes da URL do site, na cor verde, indicando que o site é confiável para que você o acesse e até mesmo deposite informações pessoais nele para compras e outras finalidades.

 

Fique de Olho!

Agora, que já sabe as principais dicas para não cair em uma armadilha na internet, fique sempre de olho! Utilize essas 5 dicas para navegar de forma segura e não cair numa cilada.

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *